A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Acre (FICCO/AC) atualizou nesta terça-feira, 16, que foram apreendidas 300 cabeças de gado durante a Operação Servilis, deflagrada para reprimir uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Além do gado, a operação resultou na apreensão de dinheiro, armas e munições. A ação contou com mais de 80 policiais federais e estaduais, que cumpriram 38 mandados judiciais nos estados do Acre, Mato Grosso, Maranhão e Paraná.
A operação teve início após a prisão em flagrante de indivíduos com 20 kg de cocaína em Rio Branco e a subsequente apreensão de 42 kg de cocaína em Porto Velho (RO). As investigações revelaram que a facção criminosa adquiriu os entorpecentes em Assis Brasil, no interior do Acre, e os enviava para o Maranhão. A lavagem de dinheiro era realizada por meio de serviços de residentes em Assis Brasil, Epitaciolândia e Rio Branco, além de estabelecimentos empresariais aparentemente legítimos.
Os responsáveis pela organização criminosa podem responder por tráfico de drogas, lavagem de capitais e outros crimes relacionados, com penas que podem somar mais de 30 anos de prisão.