A Polícia Militar do Estado do Acre (PM-AC), por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTrans), informou que tem intensificado suas operações educativas e de fiscalização ao longo deste ano, alcançando mais de 6 mil pessoas em cerca de 80 operações.
As ações, que ocorrem semanalmente em dias e horários alternados, visam reduzir os danos no trânsito e aumentar a segurança viária no estado.
Uma das principais medidas adotadas pelo BPTrans é a execução de operações da Lei Seca. Segundo a polícia, essas operações são focadas em combater a combinação de consumo de bebidas alcoólicas com direção.
A escolha dos locais e horários das inspeções é feita com base em uma análise de dados, permitindo que as ações sejam realizadas em pontos estratégicos para maximizar sua eficácia.
A tenente-coronel Eliana Maia, comandante do BPTrans, destaca o caráter conscientizador dessas operações. “O trabalho de fiscalização não quer prender pessoas, apreender veículos ou arrecadar dinheiro com multas. Nosso maior objetivo é retirar de circulação os motoristas embriagados para evitar tragédias futuras. Cada vida preservada é uma vitória”.