O diretório do Republicanos em Rio Branco decidiu, nesta sexta-feira, 26, apoiar o pré-candidato a prefeito Marcus Alexandre (MDB), que oficializa sua candidatura nesta noite, em convenção no Sesc Bosque.
A decisão se deu após votação interna entre pré-candidatos a vereadores da sigla. Dos 22 integrantes da chapa, 18 optaram pelo apoio ao ex-prefeito da capital acreana, dois votaram em Tião Bocalom (PL) e outros dois se abstiveram.
A decisão sepulta especulações de que o partido anunciaria aliança com a chapa Bocalom e Alysson Bestene (PP), sobretudo após a deputada federal Antônia Lúcia, filiada ao Republicanos, ter participado da convenção do atual prefeito, que tenta a reeleição.
Em junho, o presidente do partido no Acre, deputado federal Roberto Duarte, emitiu circular em que libera todos os 22 diretórios municipais a optarem pela aliança que desejarem, desde que observados os princípios do partido.
Em Rio Branco, a executiva decidiu transferir a responsabilidade da decisão para a chapa de vereadores, em um gesto que o diretório estadual entende ser democrático.
“Dei autonomia para todas as executivas e o que elas decidirem, eu irei respeitar. Onde o Republicanos estiver, eu estarei”, afirmou, À GAZETA, o presidente estadual da sigla, Roberto Duarte.
Com a chegada do Republicanos à base de Marcus Alexandre, a chapa do ex-petista passa a contar com 11 partidos. Representantes da sigla já confirmaram participação na convenção do 15, que acontece logo mais. Duarte não estará presente porque participa, no mesmo horário, de uma convenção em Plácido de Castro, onde seu partido disputa como cabeça de chapa.