Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Consulesa da Bolívia em Epitaciolândia agradece apoio da fronteira contra tentativa de golpe

Consulesa da Bolívia em Epitaciolândia agradece apoio da fronteira contra tentativa de golpe

Daniela Deysi Velez Quijhua

A consulesa do Estado Plurinacional da Bolívia em Epitaciolândia, Daniela Deysi Velez Quijhua, emitiu, nesta sexta-feira, 5, nota de agradecimento ao apoio dado pelos bolivianos e brasileiros da fronteira contra a tentativa de golpe ocorrida no país vizinho, no dia 26 de junho.

Na ocasião, tanques e militares, comandados pelo general do Exército, Juan José Zúñiga, tentaram invadir o palácio do presidente Luis Arce para tentar depô-lo. Segundo informações, a manobra ocorreu após o general ser afastado de suas funções por declarações de cunho político.

Na nota, a consulesa afirma ser primordial a defesa da democracia, da ordem constitucional e o respeito às leis e aos bolivianos. Leia a íntegra a seguir:

“Gratidão

O Consulado do Estado Plurinacional da Bolívia em Epitaciolândia, Brasil, agradece a todos os nossos nacionais estabelecidos neste território brasileiro, às autoridades nacionais, estaduais, locais, organizações internacionais, partidos políticos, academia, personalidades de destaque, organizações sociais, entre outros, pelo apoio e solidariedade ao povo boliviano e ao seu governo democraticamente eleito à frente do presidente Luis Arce Catacora.

Tendo recebido apoio inestimável em momentos críticos na tentativa fracassada de tomar o poder, nas mãos de um grupo de militares, o nosso Governo recuperou o controle da situação e continuará a trabalhar pela estabilidade social, política, econômica e democrática do país.

Sendo primordial a defesa da democracia, da ordem constitucional e o respeito às leis e aos bolivianos, nosso compromisso será sempre com a paz e com a justiça social.

Que não se repitam os acontecimentos que aconteceram na quarta-feira, 26 de junho. Mais democracia para os povos.

Daniela Deysi Velez Quijhua

Consulesa do Estado Plurinacional da Bolívia em Epitaciolândia/Brasil”.

Sair da versão mobile