A prefeitura de Rio Branco publicou nesta sexta-feira, 5, no Diário Oficial do Estado (DOE), as exonerações a pedido de Sheila Andrade Vieira, Joabe Lira de Queiroz e Cláudio Falcão de Souza. As saídas estão ligadas à intenção dos ex-gestores de concorrer às eleições municipais de 2024.
De acordo com as publicações do DOE:
A ex-secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade Vieira, foi exonerada do cargo em comissão de Assessora Técnica, lotada no Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). Ela havia sido nomeada em 11 de abril de 2024.
Já o ex-secretário de secretário de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira de Queiroz, deixou o cargo em comissão de Assessor de Planejamento, Convênios e Contratos, lotado na Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI). Ele também tinha sido nomeado no dia 11 de abril de 2024.
O ex- coordenador da Defesa Civil, Cláudio Falcão, foi exonerado do cargo em comissão, lotado na Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (CONDEC), onde estava desde 11 de abril.
Em abril deste ano, os três gestores já haviam sido exonerados de seus cargos de secretários e posteriormente nomeados em cargos de assessoria, por conta do processo eleitoral.
As exonerações atuais são parte do cumprimento da legislação eleitoral, que exige o afastamento de ocupantes de cargos públicos três meses antes do pleito para disputar um cargo de vereador.