A pesquisa da Real Time Big Data, divulgada nesta quarta-feira, 30, pela TV Gazeta, avaliou a aprovação dos governos de Gladson Cameli (PP), governador do Acre, do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), e do presidente Lula (PT).
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de julho e entrevistou 800 eleitores em Rio Branco, considerando um nível de confiança de 95%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Os resultados mostram que o governador Gladson Cameli possui uma aprovação de 54%, enquanto 40% dos entrevistados desaprovam sua gestão, e 6% não souberam ou não quiseram responder.
No caso do prefeito Tião Bocalom, a aprovação está dividida: 48% dos eleitores aprovam sua administração e outros 48% a desaprovam, com 4% não expressando opinião.
Já a avaliação do presidente Lula apresenta um quadro mais desfavorável. Apenas 34% dos entrevistados aprovam sua gestão, enquanto 65% desaprovam, e 1% não soube ou não quis responder.
A pesquisa também detalhou a percepção dos eleitores sobre a qualidade das gestões.
Para Tião Bocalom, 8% consideram sua administração ótima, 24% boa, 33% regular, 7% ruim e 25% péssima, com 3% não opinando.
Gladson Cameli, por sua vez, é visto como ótimo por 19% dos eleitores e bom por 27%, somando 46% de avaliações positivas. Outros 25% consideram sua gestão regular, enquanto 12% a julgam ruim e 13% péssima, com 4% sem opinião.
No que se refere ao presidente Lula, 15% classificam sua gestão como ótima, 15% como boa, 24% como regular, 14% como ruim e 31% como péssima, com apenas 1% sem opinião.