A nova pesquisa da Real Time Big Data, divulgada nesta quarta-feira, 30, pela TV Gazeta, mostra Tião Bocalom (PL), atual prefeito de Rio Branco, que tenta a reeleição, com 39% das intenções de voto na consulta estimulada, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos. Marcus Alexandre (MDB), ex-prefeito, aparece com 37% das intenções de voto.
Com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, ambos estão tecnicamente empatados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A consulta foi realizada entre os dias 27 e 29 de julho, com um total de 800 eleitores de diferentes regionais, faixas etárias, rendas e escolaridades.
Bocalom registrou um aumento de cinco pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, de abril deste ano, onde tinha 34% das intenções de voto. Marcus Alexandre, por sua vez, caiu dois pontos percentuais, saindo de 39% para 37%.
Jenilson Leite (PSB) aparece com 9% das intenções de voto na consulta estimulada, um crescimento em relação à pesquisa anterior, na qual tinha apenas 1% e aparecia somente na consulta espontânea, quando não são citados pelos entrevistadores os nomes dos pré-candidatos.
Emerson Jarude (Novo) teve uma leve queda de um ponto percentual, passando de 5% para 4%. Votos brancos e nulos somam 6%, e 5% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.
Pesquisa espontânea
No cenário espontâneo, 47% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder, enquanto 14% afirmaram que irão anular o voto.
Tião Bocalom foi mencionado por 17% dos entrevistados, representando um crescimento de cinco pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, considerando a consulta espontânea. Marcus Alexandre foi citado por 15% dos entrevistados, um aumento de dois pontos percentuais.
Entre os outros citados, todos com apenas 1% das intenções, aparecem o ex-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara (PSDB), o ex-deputado estadual Jenilson Leite (PSB), o deputado estadual Emerson Jarude (Novo) e a deputada federal Socorro Neri (PP).
Veja o resultado da pesquisa para o 2º turno
Em um eventual segundo turno, a pesquisa apontou:
- Tião Bocalom (PL) – 42%
- Marcus Alexandre (MDB) – 42%
- Nulo – 7%
- Eleitores que não souberam ou não quiseram responder – 9%
Dados de Rejeição
A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos:
- Tião Bocalom (PL) – 40%
- Marcus Alexandre (MDB) – 39%
- Jenilson Leite (PSB) – 6%
- Eleitores que não souberam ou não quiseram responder – 7%