A executiva estadual do Republicanos liberou todas as suas 22 representações nos municípios acreanos a se coligarem com quem “entenderem ser a melhor opção” para as eleições majoritárias.
O presidente na legenda no Acre, deputado federal Roberto Duarte, emitiu circular em que autoriza essas alianças, desde que sejam respeitadas as diretrizes da agremiação.
Questionado sobre quais seriam essas diretrizes, o parlamentar respondeu: “temos um manifesto do partido a nível nacional onde fala dos nossos interesses e ideais para uma boa gestão, como administrar [a coisa pública] com qualidade e transparência, por exemplo”.
Segundo o dirigente, a legenda tem dialogado com todos os pré-candidatos que desejam ter o Republicanos no palanque e, quando a decisão for tomada, irá respeitá-la, independente da escolha. “Não vou impor nada”, garantiu.
Confira a íntegra da circular:
“Circular nº 001/2024
Presidência da Comissão Executiva Estadual Provisória
O Presidente da Comissão Executiva Estadual do Partido Republicanos, Roberto Duarte Junior, vem, nos termos do art. 36, e incisos do Estatuto Social do Partido Republicanos, através do presente circular, comunicar às Comissões Executivas Municipais do Partido Republicanos acerca da liberação de tomada de decisões no sentido de as Comissões Executivas Municipais terem a liberdade e discricionariedade próprias para aliar-se politicamente/coligar-se em âmbito municipal com quem a Comissão entender ser a melhor opção, sempre defendendo os ideais de nossa agremiação.
A decisão tomada por esta presidência encontra respaldo no princípio constitucional da liberdade de organização partidária, vez que é assegurada aos partidos políticos autonomia para adotar critérios de escolha e o regime de suas coligações nas eleições majoritárias, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, tendo as normas de disciplina e fidelidade partidária dispostas no Estatuto Social.
Consigna-se, desde o presente momento, que não será considerado ato de indisciplina e infidelidade partidária, porém, as escolhas devem ser pautadas nas diretrizes da nossa agremiação, defendendo os interesses primários da mesma.
Por fim, ressalto a necessidade de fiel cumprimento das recomendações emanadas por esta Presidência, visto que é dever da mesma, orientar todos os filiados à Comissão Executiva Estadual, em especial os postulantes à cargos políticos, diante das eventuais sanções administrativas e medidas judiciais que podem ser tomadas no curso destas eleições, bem como em momento posterior.
Ademais, esta Presidência da Comissão Executiva Estadual do Partido Republicanos no Acre encontra-se à disposição para sanar quaisquer questionamentos que possam vir a surgir.
Rio Branco – Acre, 18 de junho de 2024.
Roberto Duarte Junior
Presidente da Comissão Executiva Estadual do Partido Republicanos no Acre”.