Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ministra da Saúde Nísia Trindade afirma que casos de dengue registrados no Acre eram, em sua maioria, febre Oropouche

Durante a participação no programa “Bom Dia, Ministra”, desta quarta-feira, 17, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, comentou sobre os casos de febre Oropouche no Acre. O programa é transmitido ao vivo pela EBC, e pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”.

Segundo Trindade, a febre Oropouche trata-se de uma doença viral, transmitida também por mosquito, mas não pelo Aedes aegypti. “É um outro mosquito, um outro vetor, que tem manifestações febris fortes, manifestações digestivas e que, esse ano, nós vimos que houve uma certa confusão em muitos casos com o diagnóstico de dengue”, explicou.

A ministra explicou ainda que, muitos dos casos registrados de dengue no Acre eram, na verdade, casos de febre Oropouche. “É uma doença que está em vigilância e que nós publicamos uma nota técnica na quinta-feira passada que está acessível a todos que queiram mais detalhes e informação”, reforçou, acrescentando ainda que há uma sala de situação no Ministério da Saúde não só para dengue, mas para todas as doenças transmitidas por mosquitos e que causem preocupação na sociedade.

“Nós temos casos em várias regiões, ainda que tenha tido uma concentração inicial na região Norte, mas temos casos em diferentes regiões do país”, finalizou.

Sair da versão mobile