Durante a participação no programa “Bom Dia, Ministra”, desta quarta-feira, 17, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, comentou sobre os casos de febre Oropouche no Acre. O programa é transmitido ao vivo pela EBC, e pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”.
Segundo Trindade, a febre Oropouche trata-se de uma doença viral, transmitida também por mosquito, mas não pelo Aedes aegypti. “É um outro mosquito, um outro vetor, que tem manifestações febris fortes, manifestações digestivas e que, esse ano, nós vimos que houve uma certa confusão em muitos casos com o diagnóstico de dengue”, explicou.
A ministra explicou ainda que, muitos dos casos registrados de dengue no Acre eram, na verdade, casos de febre Oropouche. “É uma doença que está em vigilância e que nós publicamos uma nota técnica na quinta-feira passada que está acessível a todos que queiram mais detalhes e informação”, reforçou, acrescentando ainda que há uma sala de situação no Ministério da Saúde não só para dengue, mas para todas as doenças transmitidas por mosquitos e que causem preocupação na sociedade.
“Nós temos casos em várias regiões, ainda que tenha tido uma concentração inicial na região Norte, mas temos casos em diferentes regiões do país”, finalizou.