Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, o 8º Salão Nacional do Turismo aconteceu de 8 a 11 de agosto, no Rio de Janeiro. A comitiva acreana era composta por cerca de 30 pessoas, entre gestores de turismo do Sebrae, equipe técnica da: Secretaria de Estado de Turismo – SETE; Governo do Acre; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação – SDTI; Fecomércio; Conselhos de Turismo Municipal e Estadual; artesãos e empresas do trade de turismo.
O evento é considerado a maior vitrine do turismo nacional e reuniu participantes dos 26 estados e Distrito Federal. Foram apresentadas as tendências e os destaques de cada região do país, como forma de promover e incentivar a estruturação, qualificação e comercialização da oferta turística brasileira, contribuindo para um melhor posicionamento e ampliando a competitividade nos mercados nacional e internacional.
Representando o Sebrae no Acre, participaram o gestor de Artesanato e Turismo do Sebrae, Aldemar Maciel, e o gerente regional do Juruá, Jairo Negreiros. De acordo com Aldemar Maciel, o evento foi completo e dinâmico. “O resultado foi extremamente positivo. O Acre realizou uma apresentação abrangente dos segmentos de ecoturismo, etnoturismo e turismo de base comunitária. Os estandes, projetados no formato de ‘ilhas’, juntamente com a decoração e construção que refletiam a identidade amazônica, favoreceram a exposição dos produtos e serviços turísticos. O evento contou com palestras informativas e orientações úteis. Além disso, houve uma rodada de negócios, onde os empresários tiveram a oportunidade de participar, apresentar seus produtos e negociar diretamente com compradores e operadores nacionais”, afirmou.
Durante o evento foram exploradas as vocações turísticas únicas de cada território do Brasil. No sábado (10), o grupo Akirasiavu Puya Txurã Ãdeterã (Povos Puyanawa), da região do Vale do Juruá, fez uma apresentação com canções indígenas no palco principal do Salão do Turismo. Já o artesanato recebeu uma área para apresentar e comercializar produtos e peças de artistas locais que expressam sua cultura e tradições em suas peças. O espaço foi apoiado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Sebrae Nacional.
Maciel destaca que, para os empreendedores, estar em um evento nacional como este agrega em vários aspectos. “No evento, as principais autoridades do setor de turismo apresentaram conteúdos relevantes, como tendências, boas práticas, estudos de caso, entre outros. Essas experiências são fundamentais para orientar as equipes e o trade turismo. Os empresários que participaram estabeleceram contatos com o objetivo de futuros negócios e tiveram a oportunidade de apresentar os produtos do Acre. Nesse sentido, o evento se mostrou positivo, proporcionando uma aproximação valiosa com outros participantes do mercado de turismo”, disse o gestor.
A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alkimim, o Ministro do Turismo, Celso Sabino, o presidente da EMBRATUR, Marcelo Freixo, entre outras autoridades. A presença dessas personalidades destacou a importância do setor de turismo como um vetor crucial para o desenvolvimento e inclusão, entre outros aspectos
O “8º Salão do Turismo: Conheça o Brasil” é uma realização do Ministério do Turismo e outros órgãos do governo federal, em parceria com o Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae, Sesc, Senac, a Secretaria de Turismo do Estado e a prefeitura da cidade. Estiveram presentes também importantes entidades do setor, como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) e a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (BRAZTOA).