A observação de aves, também conhecida como “birdwatching” é uma atividade de lazer que tem adeptos em todo o mundo. Pensando no estímulo aos acreanos adeptos dessa prática, acontecerá o 1º Encontro de Observação de Aves, neste sábado, 21, no Parque Zoobotânico da Ufac, com o ponto de encontro no quiosque das capivaras, a partir das 6h30.
A proposta do encontro surgiu por meio de um grupo de servidores públicos que pensou em reunir outros interessados no tema para compartilhar conhecimentos e realizar saídas de campo conjuntas conhecidas como passarinhadas.
“A ideia nasceu durante um curso de observação de aves realizado em junho no Parque Nacional da Serra do Divisor, em Mâncio Lima. Percebemos a importância de contribuirmos no fomento à atividade no estado tendo em vista a enorme riqueza de espécies e do potencial turístico para região”, relata Tiago Juruá, analista ambiental do Instituto Chico Mendes (ICMBio).
Na ocasião, os observadores seguirão principalmente nas trilhas do Parque Zoobotânico, tendo como guia o experiente biólogo, Ricardo Plácido. A escolha da Ufac não foi por acaso, visto que o Parque Zoobotânico é a maior área verde no perímetro de Rio Branco com seus 144 hectares.
O Parque Zoobotânico também foi sede do maior evento de observação de aves no Acre, o AVISTAR Acre, realizado em 2016. E o professor Dr. Edson Guilherme, do Centro de Ciências Biológicas, é uma das principais referências da ornitologia no Acre, autor do livro Aves do Acre publicado pela Editora da UFAC.
O evento é gratuito e livre para todas as idades. A realização e divulgação do evento tem o apoio das agências Destino Acre (@destinoacre) e Ayshawa Expedições e Vivências (@ayshawatravel). As inscrições podem serem feitas pelo link: https://tinyurl.com/passarinhadaufac