Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pablo atrai cerca de 50 mil pessoas na abertura do 7º Festival da Farinha em Cruzeiro do Sul

Reprodução

A primeira noite da 7ª edição do Festival da Farinha, realizada nesta quarta-feira, 28, em Cruzeiro do Sul, foi marcada pelo show do cantor Pablo do Arrocha, que atraiu cerca de 50 mil pessoas ao estádio Arena do Juruá. O evento, promovido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul com o apoio do governo do Acre, celebra o principal produto da economia local: a farinha de mandioca.

O governador Gladson Cameli esteve presente na abertura do festival, destacando a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico e cultural da região.

“Quero parabenizar a gestão municipal pela iniciativa de utilizar este espaço para realizar o Festival da Farinha, que está nas nossas raízes e nosso coração. Fico muito feliz, porque sei que a iniciativa aquece a economia e gera riqueza e oportunidades à região. É aqui onde se produz a melhor farinha do mundo”, afirmou Cameli.

A organização do festival estima que a festividade, que se estende até sábado, 31, deve movimentar cerca de R$ 10 milhões. Ao todo, o evento deve atrair 160 mil pessoas, gerando emprego, renda e oportunidades para 170 expositores dos setores da indústria, agricultura familiar, alimentação e bebidas.

Além disso, a festa proporciona uma vitrine para 150 artistas locais, que terão a chance de mostrar seus talentos.

Foto: Marcos Santos/Secom

Estrela do festival

A farinha de mandioca, conhecida também como macaxeira na região, é o grande destaque do festival. A produção desse alimento, que começou entre 1877 e 1880 com a chegada de migrantes nordestinos, tornou-se uma parte fundamental da cultura e da economia de Cruzeiro do Sul.

A farinha é resultado de um processo artesanal que envolve descascar, lavar, triturar, prensar, peneirar, torrar e secar a mandioca, até que ela esteja pronta para a comercialização.

O vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso, ressaltou a importância do festival como um ambiente que incentiva a geração de negócios e promove o entretenimento.

“Este é um evento em que se estabeleceu um ambiente de incentivo à geração de negócios e promove entretenimento. Assim como a Expoacre Juruá, maior feira de negócios e entretenimento da região, o Festival da Farinha é um momento de manifestação da nossa cultura, como é o caso da culinária, que tão bem demonstra traços dos gostos e costumes do povo de Cruzeiro do Sul. Preparamos a atividade com todo carinho à população”, enfatizou.

Sair da versão mobile