Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pablo atrai cerca de 50 mil pessoas na abertura do 7º Festival da Farinha em Cruzeiro do Sul

Pablo atrai cerca de 50 mil pessoas na abertura do 7º Festival da Farinha em Cruzeiro do Sul
Reprodução

A primeira noite da 7ª edição do Festival da Farinha, realizada nesta quarta-feira, 28, em Cruzeiro do Sul, foi marcada pelo show do cantor Pablo do Arrocha, que atraiu cerca de 50 mil pessoas ao estádio Arena do Juruá. O evento, promovido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul com o apoio do governo do Acre, celebra o principal produto da economia local: a farinha de mandioca.

O governador Gladson Cameli esteve presente na abertura do festival, destacando a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico e cultural da região.

“Quero parabenizar a gestão municipal pela iniciativa de utilizar este espaço para realizar o Festival da Farinha, que está nas nossas raízes e nosso coração. Fico muito feliz, porque sei que a iniciativa aquece a economia e gera riqueza e oportunidades à região. É aqui onde se produz a melhor farinha do mundo”, afirmou Cameli.

A organização do festival estima que a festividade, que se estende até sábado, 31, deve movimentar cerca de R$ 10 milhões. Ao todo, o evento deve atrair 160 mil pessoas, gerando emprego, renda e oportunidades para 170 expositores dos setores da indústria, agricultura familiar, alimentação e bebidas.

Além disso, a festa proporciona uma vitrine para 150 artistas locais, que terão a chance de mostrar seus talentos.

Pablo atrai cerca de 50 mil pessoas na abertura do 7º Festival da Farinha em Cruzeiro do Sul
Foto: Marcos Santos/Secom

Estrela do festival

A farinha de mandioca, conhecida também como macaxeira na região, é o grande destaque do festival. A produção desse alimento, que começou entre 1877 e 1880 com a chegada de migrantes nordestinos, tornou-se uma parte fundamental da cultura e da economia de Cruzeiro do Sul.

A farinha é resultado de um processo artesanal que envolve descascar, lavar, triturar, prensar, peneirar, torrar e secar a mandioca, até que ela esteja pronta para a comercialização.

O vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso, ressaltou a importância do festival como um ambiente que incentiva a geração de negócios e promove o entretenimento.

“Este é um evento em que se estabeleceu um ambiente de incentivo à geração de negócios e promove entretenimento. Assim como a Expoacre Juruá, maior feira de negócios e entretenimento da região, o Festival da Farinha é um momento de manifestação da nossa cultura, como é o caso da culinária, que tão bem demonstra traços dos gostos e costumes do povo de Cruzeiro do Sul. Preparamos a atividade com todo carinho à população”, enfatizou.

Sair da versão mobile