Uma sinfonia de marteladas, roçadeiras e veículos pesados no Parque de Exposições Wildy Viana anuncia que os preparativos para a Expoacre 2024 estão a todo vapor. A maior feira de negócios e entretenimento do Acre começa neste sábado, 31, e vai até 8 de setembro. Até lá, no entanto, ainda há muito trabalho a ser feito – e um dos mais importantes é a limpeza do espaço.
Desde o dia 19, vários trabalhadores chegam cedo ao parque para fazer rastelagem, roçagem, capina, varreção e retirada de lixo. De acordo com a coordenadora de equipe da Secretaria Municipal de Zeladoria, Rosângela Rodrigues, uma média de 17 carradas de entulho deixam o local diariamente.
“Retiramos pedra, capim, barro, resto de madeira e lixo. O próximo passo é pintar os muros e meios-fios. Tudo para entregar o espaço em perfeito estado para a população”, afirma a gestora, que percorre todo o parque em uma motocicleta para conferir a qualidade da execução do serviço.
Enquanto servidores da prefeitura limpam o espaço, outros trabalhadores preparam os diversos ambientes espalhados pelo parque, como as estruturas para os 450 expositores e estandes de serviços estatais.
Devagarzinho, dia após dia, a Expoacre 2024 vai tomando forma. O parque de diversões, espaço preferido da criançada, já está montado. A arena de rodeios, ambiente que atrai multidão, passa pelos últimos ajustes, assim como a área destinada aos shows nacionais.
Em meio a esse gigantesco canteiro de obras, tem quem saiba aproveitar oportunidades. A empreendedora Ray Sobreira, que terá um espaço na feira para comercializar comida, resolveu abrir as portas cinco dias antes do início da Expoacre para vender almoço aos trabalhadores do parque.
No cardápio, um saboroso assado de panela, carne de sol e carne na chapa. “É uma maneira de ganhar dinheiro e ajudar as pessoas que estão trabalhando aqui dentro. O primeiro dia foi positivo”, disse a empresária.
A Expoacre 2024 será aberta oficialmente na manhã deste sábado, 31, com a tradicional Cavalgada, que terá como ponto de concentração diferentes locais do Segundo Distrito de Rio Branco.