Em meio à formação acadêmica, os estudantes de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) deram a devida importância a uma pauta pouco discutida: O Estatuto do Idoso. Nesta semana, os alunos divulgaram por meio das redes sociais um vídeo dinâmico apresentando sobre a legislação, a fim de levar esse conhecimento a mais pessoas.
O assunto foi levantado em sala de aula durante disciplina de tutoria e, ao estudarem sobre os casos clínicos, os universitários perceberam que há pouca divulgação dos direitos dos idosos.
Os próprios alunos se propuseram a produzir um vídeo, o coletivo escreveu o roteiro, fez a edição, atuou e, também, dirigiu. O material foi publicado na página do Instagram do curso, com o propósito de alcançar e levar informações a mais pessoas por meio das mídias digitais
Os alunos enfatizaram que todo o processo de formação do médico deve ir além do conhecimento técnico: a profissão deve se resguardar na empatia, liderança e pensamento crítico. Além disso, um dos objetivos da atividade é levar informação e buscar, por meio de metodologias ativas, o desenvolvimento dessas habilidades e competências nos futuros médicos que atuarem no Acre.
O vídeo já foi enviado à Área Técnica da Pessoa Idosa da Prefeitura de Rio Branco, ao grupo de idosos do Sesc no Acre e outros grupos atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Os resoponsáveis pela produção do vídeo foram os alunos: Adriely Santos, Andressa Freitas, Arthur Aguiar, Assuria Mesquita, Bernardo Costa, Carlos Eduardo Moura, Christian Sousa, Edjan Santos, Eduardo Souza e Ellen Coelho.
Veja o video produzido pelos estudantes;