Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre é destaque na 8ª edição do Salão do Turismo, no Rio de Janeiro; pato no tucupi fez sucesso no evento

Foto: Marcos Vicentti/Secom

O Acre foi bem representado durante a programação da 8ª edição do “Salão do Turismo, conheça o Brasil”. Realizado em parceria com o Senac, o evento reuniu renomados chefes de estados do País e, pelo estado acreano, o sucesso ficou por parte do tradicional pato no tucupi, comida típica acreana.

Nos quatro dias do evento, foram apresentadas, além do pato no tucupi,  receitas como Maria Isabel com farofa de banana, do Mato Grosso; o Chambari, de Tocantins; a Cartola, de Pernambuco; o Tacacá, do Pará; Arroz de Marreco, de Santa Catarina; Carne de Onça, do Paraná; a Virada à Paulista, de São Paulo, dentre tantos outros.

A artesã Maria Barroso, do Acre,  estava, pela primeira vez, assistindo a uma receita do Cozinha Show. “Eu amo cozinhar! E como os ingredientes apresentados aqui também estão presentes na minha região, com certeza vou reproduzir o prato ensinado por aqui”, comentou.

Ao longo de toda a sua programação, o Cozinha Show realizou 27 receitas, cada uma de um estado do país, demonstrando toda a diversidade cultural e gastronômica do Brasil.

O chefe Lucas de Paula, de Rondônia, ensinou os visitantes a preparar a deliciosa Ventrecha – prato típico da região, feito com tambaqui assado, molho de tucupi e salada de feijão manteiguinha e tucumã.

“Todo rondoniense tem uma lembrança do tambaqui assado. Faz parte da nossa história”, comentou o chefe, demonstrando que o Cozinha Show é mais do que ensinar receitas, é passar ao público a história e cultura de uma região.

SOBRE O EVENTO – A 8ª edição do Salão do Turismo é realizada pelo Ministério do Turismo e acontece no Riocentro (RJ), entre os dias 8 e 11 de agosto.

O evento conta com as parcerias do Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae Nacional, Sesc, Senac, Governo do Estado do Rio de Janeiro (via Secretaria de Estado de Turismo) e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (via Secretaria Municipal do Rio de Janeiro).

Ministério do Turismo
Sair da versão mobile