Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre registra as maiores e menores temperaturas do ano em julho, diz Davi Friale

Muito embora os dias estejam secos, quentes e ensolarados, Rio Branco registrou chuva acima da média em julho deste ano. A avaliação é do pesquisador climático Davi Friale, postada na tarde desta quinta-feira, 1º, no portal O Tempo Aqui.

Segundo o pesquisador, choveu 46,6mm, ou seja, 65,2% a mais que a média do mês. Além disso, foram registrados vários dias com mínimas abaixo de 16ºC; ao longo de julho, a maioria das temperaturas mínimas eram menores que 20ºC. A média ficou abaixo do normal.

Friale ainda acrescenta que, no último dia 13 de julho, foi registrada a menor temperatura do ano em Rio Branco, com 12,8ºC. O fato se torna ainda mais intrigante quando o pesquisador fala que, também em julho, houve o pico de temperatura mais alta: 35,9ºC, na segunda-feira, 29 de julho.

“No Acre, as duas menores temperaturas do mês foram registradas em Assis Brasil, com 12,0ºC, no dia 17; e em Epitaciolândia, com 12,3ºC, no dia 16. No entanto, o recorde de frio do ano, no estado, ainda é 11,8ºC, em Epitaciolândia, no dia 29”, afirma Friale.

Em julho, também foi registrada a menor umidade relativa do ar deste ano, até agora, em Rio Branco e no Acre, com apenas 25%, também no dia 29 de julho.

Sair da versão mobile