A campanha nacional Agosto Lilás, voltada para o enfrentamento da violência contra a mulher, teve seu lançamento em Rio Branco nesta quinta-feira, 1º. O evento ocorreu no Horto Florestal e marcou o início de um mês repleto de ações dedicadas a sensibilizar e apoiar as vítimas de violência de gênero.
Durante o mês de agosto, a prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) organiza uma série de atividades, incluindo rodas de conversa, palestras e seminários. O objetivo é promover a conscientização e oferecer suporte às mulheres que enfrentam situações de violência.
A Casa Rosa Mulher, referência no acolhimento e assistência a mulheres vítimas de violência, desempenha um papel central na campanha. Com uma equipe técnica multidisciplinar composta por assistentes sociais, advogadas, psicólogas e outros profissionais de apoio, a instituição oferece atendimento especializado e cursos voltados para o desenvolvimento profissional das mulheres.
Desde sua fundação, a Casa Rosa Mulher já atendeu cerca de 1.700 mulheres e atualmente oferece suporte contínuo a 900 delas.
Vanusia da Silva, uma das mulheres atendidas pela Casa Rosa Mulher, compartilha sua experiência ao participar do curso de microempreendedor individual.
Ela destaca que a formação não apenas proporcionou uma nova perspectiva de carreira, mas também serviu como um suporte emocional para muitas mulheres que enfrentavam dificuldades.
“Está sendo muito importante para mim, e acredito que para todas as pessoas que estão lá, todas as mulheres. O curso traz muitas informações boas para a gente, e acaba até sendo uma terapia para nós mulheres, pois muitas não tinham oportunidades, ficavam só em casa cuidado do lar, sem ter opção nenhuma. Tinha mulher que não tinha mais esperança nenhuma de abrir seu próprio negócio e ter sua renda”, destacou Vanusia.