Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Altas temperaturas e baixa umidade devem marcar fim de agosto e início de setembro no Acre

Foto: Iryá Rodrigues

O fim de agosto e o início de setembro de 2024 serão marcados por dias muito quentes e baixa umidade do ar no Acre e nas áreas vizinhas. A previsão, divulgada pelo pesquisador meteorológico Davi Friale em seu blog O Tempo Aqui, indica que as temperaturas máximas podem variar entre 35 e 38ºC, alcançando até 39ºC em algumas localidades, como o Alto Acre e Tarauacá.

As mínimas, ao amanhecer, deverão ficar entre 19 e 22ºC no leste e no sul do estado, e entre 21 e 24ºC no centro e no oeste do Acre.

A umidade relativa do ar também estará bastante baixa. Durante a tarde, os índices devem variar entre 20 e 30% em Rio Branco e no vale do rio Acre, e entre 30 e 40% nas demais áreas do estado.

A menor umidade registrada neste ano foi de 20% em Rio Branco, no dia 13 de agosto, e na última quinta-feira, 29, a capital do Acre apresentou uma umidade relativa do ar de 23%.

Apesar de possíveis chuvas rápidas e pontuais, principalmente no vale do Juruá, as precipitações serão esparsas. Os ventos estarão geralmente fracos e calmos, predominando da direção norte, com variações para noroeste e nordeste. No domingo, 1º, ventos no leste e sul do estado mudarão de direção para sudeste, trazendo mais fumaça das queimadas na Bolívia.

Uma fraca onda polar chegará a Rio Branco, Brasiléia e municípios vizinhos neste domingo, trazendo temperaturas mais amenas durante a noite de segunda-feira, 2. Esta será a 15ª onda polar a atingir o Acre em 2024.

Sair da versão mobile