O Acre enfrenta uma semana de calor extremo antes da chegada de uma nova onda de frio polar. Segundo o meteorologista Davi Friale, a próxima friagem está prevista para alcançar o estado no domingo, 25.
Nesta segunda-feira, 19, Rio Branco registrou 37,1ºC às 14h, a maior temperatura do ano até agora, e a segunda vez consecutiva que a capital bateu recordes de calor em 2024.
Com a umidade relativa do ar em 28%, a cidade está em estado de atenção, já que baixos níveis de umidade como este podem causar desconforto respiratório e agravar condições de saúde.
Friale prevê que o calor intenso continuará até sexta-feira, 23, com possibilidade de novos recordes de altas temperaturas e baixa umidade do ar. A semana poderá ser marcada por chuvas pontuais e temporais, com raios e ventanias, especialmente no fim de semana, quando a 13ª onda polar de 2024 atingirá o Acre, trazendo a oitava friagem do ano.
A onda de frio começará a se manifestar no sábado, 24, com menor intensidade, ganhando força no domingo, 25, e na segunda-feira, 26, quando ventos fortes e temperaturas baixas irão predominar.
Além disso, a fumaça que cobriu o Acre nos últimos dias deve diminuir, pois os ventos passaram a soprar do Norte, empurrando a fumaça de volta para o território boliviano.