A Prefeitura de Rio Branco anunciou uma nova data importante ao calendário oficial do município: o Festival da Macaxeira. A lei municipal que inclui o festival foi publicada na edição desta segunda-feira, 12, do Diário Oficial do Estado (DOE).
A nova legislação estabelece que o Festival da Macaxeira será realizado anualmente na primeira semana de julho. A decisão foi sancionada pelo prefeito Tião Bocalom.
A lei prevê uma série de atividades durante o festival, incluindo seleção prévia de apresentações para competição, divulgação e promoção comercial, shows de artistas locais e nacionais, apresentação de quadrilhas juninas, escolha da Rainha do Festival, premiação da maior macaxeira apresentada no evento e sorteios, dentre outras atividades.
A nova lei enfatiza a importância da participação plural e democrática dos movimentos de empreendedorismo local.
Primeira edição do festival
A primeira edição do Festival da Macaxeira foi realizada entre os dias 26 e 29 de julho deste ano, na Praça da Revolução, no Centro de Rio Branco. O evento contou com uma programação diversificada, incluindo apresentações culturais, concursos e o show nacional com o cantor Felipe Araújo, um dos grandes nomes da música sertaneja atual.
Organizado pela Prefeitura de Rio Branco em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), o festival atraiu a participação de muitos de visitantes.