A fumaça proveniente das queimadas tem causado sérios transtornos em Rondônia, levando ao cancelamento de voos pelo quinto dia consecutivo. Desde o início da crise, cerca de 30 voos foram suspensos apenas em Porto Velho devido às condições adversas.
Entre a tarde de sexta-feira, 30, e a madrugada deste sábado, 31, 11 voos foram cancelados. A maioria dos voos afetados pertence às companhias aéreas Azul, Gol e Latam.
Em Porto Velho, o principal aeroporto de Rondônia, quatro voos de chegada e partida foram comprometidos, incluindo rotas para São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Um voo entre Cuiabá e Cacoal também foi cancelado devido à baixa visibilidade causada pela fumaça.
Neste sábado, passageiros da Latam foram transferidos para um ônibus com destino a Rio Branco, no Acre, na esperança de que consigam embarcar na capital acreana. A viagem de ônibus dura em média oito horas.
Além dos transtornos em Rondônia, o Acre também enfrenta uma situação crítica. O estado tem sido coberto por fumaça nas últimas duas semanas, com mais de 1,7 mil focos de incêndio registrados entre 1º e 29 de agosto. Esse número representa um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado.
Com informações: g1 RO