O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Meio Ambiente (Imac) e do Serviço de Água e Esgoto (Saneacre), realizou ações emergenciais em Epitaciolândia para enfrentar a grave escassez hídrica que afeta o município. As iniciativas visam avaliar os recursos hídricos da região e garantir o abastecimento de água à população local.
Entre os dias 27 e 29 de agosto, técnicos da Sema e do Imac, mapearam os igarapés com potencial para captação de água, realizando um diagnóstico da área e analisando o uso e a ocupação do solo. Também foram feitas medições de vazão e coletas de amostras de água para avaliar a qualidade e avaliar a capacidade hídrica dos igarapés.
As visitas incluíram o igarapé Encrenca, atualmente responsável pelo abastecimento do município, mas incapaz de atender à demanda, e o igarapé Bahia, onde o Saneacre deve instalar um novo ponto de captação de água para suprir a cidade.
A chefe da Divisão de Recursos Hídricos da Sema, Maria Antônia Zabala, explicou que a crise hídrica atual agravou a situação do Igarapé Encrenca. “No dia 27 de agosto a equipe da Sema realizou a medição de vazão a qual indicou que o Igarapé Encrenca estava com apenas 14 metros cúbicos de água por segundo, muito abaixo dos 80 litros por segundo necessários para atender à população de Epitaciolândia”, disse.
Alternativa de abastecimento
Diante da situação crítica, a equipe técnica do Saneacre buscou alternativas para suprir a demanda de água durante o período de estiagem. O Igarapé Bahia, um curso d’água de domínio da União, foi identificado como uma fonte potencial para abastecer o município de forma adequada.
Por meio da Sala de Crise do governo do Acre, foi destacada uma equipe técnica da Sema, Imac e Saneacre, em conjunto com a Secretaria Municipal de Produção, Meio Ambiente e Turismo de Epitaciolândia e Defesa Civil do município, para realizar ações que viabilizem a captação emergencial de água no igarapé.
As ações incluíram a identificação da área, mapeamento do percurso para a tubulação, medição da vazão, levantamento ambiental e coleta de água para análise da qualidade.
Após o diagnóstico, as equipes confirmaram que o Igarapé Bahia é uma alternativa viável para abastecimento. Para iniciar o processo de captação, o prefeito de Epitaciolândia, Sergio Lopes, se reuniu com o proprietário da chácara onde a tubulação vai passar, para tratar sobre a liberação da área.
O Imac já realizou vistorias na área para dar seguimento ao processo de licenciamento e facilitar a implementação das medidas. As obras de instalação do ponto de captação devem começar na próxima semana.
O cronograma de ações foi concluído na quinta-feira, 29, com uma reunião interinstitucional no gabinete do prefeito para apresentar as estratégias que o governo do Estado está realizando para mitigar a crise hídrica e assegurar o fornecimento contínuo de água à população.
“Discutimos a possibilidade de a Sema realizar uma campanha nas escolas sobre o desperdício de água e a situação hídrica do estado. Apresentamos essas ideias ao prefeito e planejamos solicitar a parceria com a prefeitura para, por intermédio das escolas, promover a sensibilização contra o desperdício de água”, finalizou Maria Antônia.
Além da Sema, Imac e Saneacre, o encontro também contou com a participação da Coordenação dos Núcleos de Educação Estadual e Municipal, da Secretaria Municipal de Produção, Meio Ambiente e Turismo de Epitaciolândia, Ministério Público Estadual e Defesa Civil Municipal.