Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Inscrições para Concurso Qualicafé são prorrogadas

Foto: Diego Gurgel/Secom

As inscrições de produtores para participação na 2ª edição do Concurso de Qualidade do Café Robusta Amazônico do Estado do Acre (Qualicafé) foram prorrogadas até o dia 23 de agosto, permanecendo inalterados os demais termos e condições estabelecidos Edital nº. 02/2024/Seagri.

A 2ª edição do Concurso Qualicafé está prevista para o início de outubro, e a cerimônia de premiação será realizada no dia 25 do mesmo mês, em Rio Branco. O evento visa incentivar a produção de cafés de alta qualidade, promovendo melhores práticas agrícolas, sustentabilidade e valorização da cultura do café na região. Os vencedores do Qualicafé terão seu café avaliado na Semana Internacional do Café, entre os dias 20 e 22, em Belo Horizonte.

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma das maiores feiras do mundo e um grande encontro de profissionais, com o objetivo de conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios. As amostras serão codificadas, para garantir imparcialidade, e analisadas por uma comissão julgadora de degustadores certificados. Os melhores cafés serão premiados com incentivos oferecidos por patrocinadores do concurso, como equipamentos de irrigação e adubos, assim como valores em dinheiro, totalizando R$ 17.100.

O café robusta está em crescimento na região amazônica, e eventos como o Qualicafé são fundamentais para a valorização desse produto e o fortalecimento da cadeia produtiva. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Acre contava com 1.062 hectares de café plantado em 2022, com expectativas de crescimento para os anos de 2023 e 2024. Os principais municípios produtores são Acrelândia, Brasileia, Manoel Urbano e Mâncio Lima.

O concurso é realizado pela Secretaria de Agricultura do Estado do Acre (Seagri), que também conta com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Acre (Emater).

Os cafeicultores interessados podem se inscrever por meio do link: https://www.even3.com.br/qualicafe. A inscrição é gratuita e exige a submissão de documentos pessoais e comprovação de posse da propriedade. As amostras de café deverão ser entregues para avaliação. Vale destacar que cada produtor pode inscrever apenas um lote de café.

Sair da versão mobile