2 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

No Acre, internet 5G é autorizada para mais 11 municípios

Liberação da faixa é o primeiro passo para que as prestadoras que adquiriram lotes instalem estações de quinta geração nas cidades.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
01/08/2024 - 09:23
Sinal 5 G poderá ser ativado nesta quinta em Rio Branco

Sinal 5 G poderá ser ativado nesta quinta em Rio Branco

Manda no zap!CompartilharTuitar

No primeiro semestre deste ano, 11 municípios no estado do Acre se tornaram aptos para o processo de implementação do sinal de telefonia móvel 5G. A possibilidade de cobertura nas cidades aumenta a cada mês com acompanhamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entidade vinculada ao Ministério das Comunicações.

A implementação do 5G no Acre beneficiará mais de 300 mil habitantes dos municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse que tem trabalhado para avançar, junto à Anatel e às operadoras de telefonia móvel, a implantação do sinal por todo o país.

“Expandir o 5G é revolucionar diversos setores do país, desde a indústria, educação, saúde e entretenimento. Seguiremos com o avanço na expansão do sinal e o cronograma estipulado no leilão 5G está sendo cumprido. Nosso compromisso é levar o 5G para o todo o Brasil”, disse Juscelino.

A liberação da faixa é o primeiro passo para que as prestadoras que adquiriram lotes instalem estações de quinta geração nas cidades. A liberação, no entanto, não significa que o 5G será instalado de imediato nas localidades. O processo depende do planejamento individual de cada prestadora.

Com a decisão, o total de cidades que vão poder contar com o 5G na faixa de 3,5 GHz chegará a 4.302, nos quais vivem pouco mais de 192 milhões de brasileiros – aproximadamente 90,2% da população do país.

Com a antecipação dos 168 (cento e sessenta e oito) municípios no fim do semestre, os estados do Acre (AC), Amazonas (AM) e Goiás (GO) foram totalmente liberados para a ativação de estações 5G na faixa de 3,5 GHz.

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) disponibiliza um painel de dados para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados. O indicador mostra as cidades em que a faixa de 3,5 GHz já está liberada e as próximas que terão o benefício.

2 anos de 5G

O 5G completou neste mês dois anos do início de sua implantação no Brasil. Brasília foi a primeira capital a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para o 5G em 6 de julho de 2022.

O 5G é uma tecnologia até 10 vezes mais rápida que o 4G, possibilitando a conexão de milhares de dispositivos simultaneamente na mesma rede e possui baixa latência.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Hoje, de acordo com dados da Anatel, 753 municípios estão com a infraestrutura necessária já licenciada para a ativação, nas diversas faixas da tecnologia (700 MHz, 2,3GHz e 3,5GHz).

A limpeza da faixa de 3,5 GHz para que o serviço possa ser ofertado é de responsabilidade da Anatel – e mais de 1,6 mil municípios já estão aptos a receberem a tecnologia.

Leilão 5G

O certame estabeleceu um cronograma para a ativação da quinta geração de dados móveis de acordo com a quantidade de habitantes nas localidades e as operadoras têm a liberdade de seguir seus planejamentos de implantação, desde que cumpram os prazos.

O edital do 5G, que fixou as regras da licitação realizada no final de 2021, estabelece compromissos para que todas as cidades do país tenham sinal 5G até o final de 2029.

Esforços estão sendo feitos pelo setor e governo para antecipar essas ativações, bem como para que a cobertura nas cidades onde estão sendo vendidos o serviço possa ser igual ou até maior que a do 4G.

Por Governo Federal

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Governo do Acre sanciona LDO com orçamento de mais de R$ 11 bilhões para 2025

Próxima Notícia

Neymar desabafa sobre lesão: “Tem dias que são difíceis, que quero desistir”

Mais Notícias

MP entra com ação exigindo medidas urgentes para combater queimadas no Acre
5º destaque

Acre registra queda de quase 80% nas queimadas em junho, mas alerta segue para os próximos meses

02/07/2025
Frente fria muda o tempo no Acre com previsão de chuvas intensas neste domingo
1º destaque

Cidades do Acre registram as menores temperaturas da Amazônia nesta quarta

02/07/2025
Acreprevidência alerta beneficiários sobre bloqueios por falta de prova de vida
Destaques Cotidiano

Acreprevidência alerta beneficiários sobre bloqueios por falta de prova de vida

02/07/2025
Samaúma Yoga Shala encerra atividades após três anos de atuação em Rio Branco
Geral

Samaúma Yoga Shala encerra atividades após três anos de atuação em Rio Branco

02/07/2025
Enfermeira de 32 anos morre com sinais de agressão em UPA de Rio Branco; namorado é preso
2º destaque

Polícia investiga morte de enfermeira como possível feminicídio e confirma denúncia anterior contra suspeito

02/07/2025
Lista dos aprovados no concurso da Sesacre é publicada em edição extra do DOE
Geral

No Acre, trabalhadores da Saúde pública anunciam greve geral para início de agosto

02/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Neymar desabafa sobre lesão: “Tem dias que são difíceis, que quero desistir”

Neymar desabafa sobre lesão: "Tem dias que são difíceis, que quero desistir"

Zezé dá mansão de presente para Wanessa Camargo e Dado

Zezé dá mansão de presente para Wanessa Camargo e Dado

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre