O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) no Acre conta com 27 ambulâncias, duas motolâncias, um aeromédico e duas Centrais de Regulação de Urgência (CRU), segundo o Ministério da Saúde (MS). O atendimento é gratuito e está disponível 24 horas por dia.
De acordo com o MS, toda essa estrutura assegura a cobertura para moradores dos 22 municípios do estado.
Das 27 ambulâncias, 24 são de suporte básico, enquanto três são de suporte avançado. As primeiras, chamadas de USB, são compostas por um condutor socorrista e um técnico ou auxiliar de enfermagem. Já as ambulâncias avançadas, chamadas de USA, comportam um condutor socorrista, um enfermeiro e um médico.
“As USBs são preparadas para atender casos de menor complexidade e contam com equipamentos básicos de suporte à vida, como itens para curativos, imobilização, acesso venoso e Desfibrilador Externo Automático (DEA), para ocorrências de parada cardiorrespiratória, por exemplo”, informou o Ministério da Saúde.
“Em casos mais graves, com necessidade de intervenção médica, as USAs são acionadas. Com semelhança aos equipamentos de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, as ambulâncias têm desde equipamentos para cardioversão e desfibrilação, ventiladores mecânicos e bombas de infusão a medicações específicas”, continua.
As duas motolâncias presentes no estado garantem agilidade na chegada até o local da ocorrência e possibilitam o transporte em vias de difícil acesso. “Elas são equipadas como as USBs, porém em menor quantidade, como cilindro de oxigênio, colares e talas de imobilização, DEA e material para acesso venoso”.
Por fim, os aeromédicos são serviços de suporte avançado com médico e enfermeiro, além do piloto e copiloto, para atendimentos no local da ocorrência e transferência de uma unidade de saúde de pequeno porte para outra com mais recursos.
*Com informações do Ministério da Saúde