“A Expoacre, a cada ano que se passa, tem tido resultados positivos e melhorados a cada edição. Agora, neste ano, será atípico, porque a economia nacional já sinaliza números positivos. Nossa expectativa será ainda melhor que a do ano passado”. Foi assim que o governador do Acre, Gladson Cameli, deu as expectativas para a Expoacre 2024, que inicia no sábado, 31, com a tradicional Cavalgada, e segue até o domingo, 8 de setembro. O lançamento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 23, no auditório do Sebrae no Acre, e contou com a presença de secretários de Estado e da iniciativa privada.
Ainda segundo o governador, o objetivo principal, neste ano, é fazer bons negócios e mostrar ao mundo a capacidade que a Expoacre tem para quem queira investir; ao mesmo tempo, Cameli reforçou que o resultado aponta um governo forte, com uma economia que aponta reações positivas.
“Tivemos uma estrutura que chamou a atenção na Expoacre Juruá, com movimentações também acimas do esperado. E, agora, o objetivo é bater o recorde de negócios, como fizemos em Cruzeiro do Sul”, reiterou Gladson, acrescentando ainda que o governo, juntamente com o Sebrae no Acre – realizadores da feira agropecuária e de negócios – estão trabalhando para que os melhores resultados venham. “A busca é para que melhore o ambiente de negócio”.
Segundo o diretor superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, a instituição, no espaço programado para a feira, mostra um pouco do que já se é feito nos 22 municípios de Rio Branco. “Atendemos aproximadamente 38 mil empresas de pequenos negócios em todo o Estado. E o Sebrae, no seu espaço, vai levar um pouco da transformação digital, da economia, do ecossistema de inovação. Tudo isso mostra um pouco do que fazemos durante o ano todo”.
Lameira enfatizou ainda que o Sebrae não apresentará, durante a feira, um pouco do que já faz, mas levará conteúdo, informações e orientações aos pequenos negócios. “Além de, juntamente com o Governo do Estado, realizar a feira, porque todo o espaço da feira é uma ação conjunta; isso é um apoio aos pequenos negócios, e estamos trazendo o mesmo modelo do que foi trabalhado em Cruzeiro do Sul”, reiterou, enfatizando que haverá novidades ao longo da Expoacre deste ano.
Seca irá afetar a Expoacre?
Durante a coletiva, Gladson Cameli esclareceu que, de forma direta ou indireta, a seca severa que o Estado enfrenta deve afetar a feira. “Foi tratado com os governadores da Amazônia e com a Presidência da República sobre a questão emergencial da baixa do nível das águas. É preocupante, os números são assustadores; entendemos que a tendência é piorar mais um pouco, o calor aumentar, e isso que me causa uma preocupação”, desabafou o governador, acrescentando, no entanto, que o governo tem se preparado para atuar nestas questões. “Estamos nos preparando, fazendo todas as precauções possíveis, principalmente para os municípios de difícil acesso”
Cameli esclareceu, durante a coletiva, que deseja fazer da feira deste ano a melhor dos últimos tempos. “E eu conto com vocês [se referindo aos jornalistas]; agradeço a Deus e ao empenho de cada um, da iniciativa privada, de todos aqueles que estão com a mão na massa no cotidiano. O que queremos é fazer uma grande festa”, finalizou.