A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), em mais uma ação da campanha Agosto Lilás, promoveu atendimento às mulheres com a Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher, o Ônibus Lilás, durante a Feirinha das Empreendedoras, que aconteceu em frente ao Palácio Rio Branco. A ação iniciou nesta quinta-feira, 15, e acontece também nos dias 16, 20 e 21 deste mês, das 8h às 12h.
“O Ônibus Lilás, que é uma ferramenta que busca levar acolhimento e orientação para mulheres em situação de violência, vai ficar disponível durante todo esse evento, porque a presença da unidade móvel durante a Feirinha das Empreendedoras é um meio de ampliar o alcance da campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo reforçar e fomentar o enfrentamento à violência contra a mulher”, reforçou a diretora de Políticas para Mulheres, Joelda Pais.
A ação tem como foco principal atender mulheres que frequentam o evento, oferecendo um espaço seguro para que possam receber apoio psicológico, jurídico e social. A equipe da Semulher realiza abordagens educativas sobre os serviços disponíveis na rede de proteção à mulher e orientações sobre como proceder em casos de violência. A ação também conta com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, que oferta atendimentos de saúde com testes rápidos, aferição de pressão, vacinação, entre outros, e a Casa Rosa Mulher, com a equipe multidisciplinar para identificar e encaminhar casos de violência contra a mulher.
De acordo com a chefe do Departamento de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Vanessa Rosella, a escolha de realizar o atendimento durante a Feirinha das Empreendedoras se deve à localização estratégica do evento e ao seu potencial de atrair um público diversificado. “Nossa intenção é levar o serviço de acolhimento e orientação às mulheres, principalmente em eventos públicos, onde podemos alcançar um número maior de pessoas. Queremos garantir que as mulheres saibam que não estão sozinhas e que podem contar com apoio”, disse.
A campanha Agosto Lilás, promovida em todo o estado, inclui uma série de atividades voltadas para a conscientização sobre a violência contra a mulher, a divulgação da Lei Maria da Penha e a oferta de serviços à população feminina, em parceria com órgãos, instituições e atores da sociedade civil.