O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) publicou, por meio de nota divulgada ainda na noite de quinta-feira, 22, as ações realizadas para o restabelecimento da energia elétrica no Acre e em parte de Rondônia. Na tarde desta quinta-feira, 22, por volta das 15 horas, o estado acreano ficou inteiramente sem energia elétrica, situação que durou aproximadamente três horas. No momento da interrupção, os termômetros marcavam 35ºC, com sensação térmica de 38ºC.
De acordo com a nota, o apagão iniciou às 16h47, no horário de Brasília. Houve, de acordo com o documento, desligamento de 984 MW, que afetou o Acre (187 MW) e Rondônia (797 MV).
O ONS informou que, tão logo identificou a situação, iniciou ação conjunta com agentes para restabelecer a energia. A recuperação foi concluída por fases, ainda de acordo com a nota.
Na ocorrência, houve o desligamento automático do Complexo de geração e transmissão CC do Madeira e desconexão do Sistema Elétrico do Acre/Rondônia do SIN. As causas ainda estão sendo apuradas.
Veja a nota na íntegra:
Restabelecimento integral foi concluído às 20h40
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que às 20h40 foi concluída a recomposição total da carga no Acre e Rondônia. Às 16h47, desta quinta-feira, 22/8, houve interrupção da carga que atende a região Norte, resultando no desligamento de 984 MW*. A ocorrência afetou os estados do Acre (187 MW) e Rondônia (797 MW)*.
Assim que identificou a situação, o Operador iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A recuperação do serviço foi sendo concluída por fases e comunicada à sociedade no site do Operador. Às 19h31, 691 MW haviam sido reestabelecidos, o equivalente a 70% do montante interrompido com a ocorrência. Às 20h36, 900 MW (92%).
Na ocorrência, houve o desligamento automático do Complexo de geração e transmissão CC do Madeira e a desconexão do Sistema Elétrico do Acre/Rondônia do SIN, provocando o desligamento das cargas do estado do Acre e Rondônia.
As causas ainda estão sendo apuradas junto aos agentes e serão divulgadas em relatório a ser emitido pelo ONS, posteriormente.