1 de junho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

1 de junho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Órgãos públicos assinam pacto para combater violência contra a mulher e chegar ao feminicídio zero

Assessoria por Assessoria
20/08/2024 - 08:28
Foto: Neto Lucena/Secom

Foto: Neto Lucena/Secom

Manda no zap!CompartilharTuitar

ara fortalecer as ações de combate à violência contra a mulher, o governador Gladson Cameli esteve ao lado da secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, para assinar o Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios, instituído pelo decreto de número 11.515, publicado no Diário Oficial do Acre (DOE) no dia 12 de julho. O ato ocorreu na tarde desta segunda-feira, 19, no auditório da Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio-AC).

O crime de feminicídio é tipificado quando há um assassinato de uma mulher, motivado por violência doméstica, por menosprezo ou por discriminação à condição feminina. O objetivo é, com a união de diversos atores, prevenir as mortes violentas de mulheres em razão da desigualdade de gênero, garantindo os direitos e o acesso à justiça às mulheres em situação de violência e aos seus familiares.

O governador destacou que o documento é muito importante, mas que as ações devem ser ainda maiores.

“É preciso que nos dediquemos com muita atenção para implementarmos ações que terminem definitivamente com o feminicídio e todo e qualquer tipo de discriminação contra as mulheres do nosso estado. Entendo que o feminicídio é uma aberração que deve ser combatida com todas as armas”, destacou Cameli.

Órgãos públicos assinam pacto para combater violência contra a mulher e chegar ao feminicídio zero
União de forças tem objetivo de zerar feminicídio no Acre. Foto: Neto Lucena/Secom

Vestido com a camisa do Agosto Lilás, que leva o nome da campanha, Cameli diz que o pacto reafirma o compromisso com o cuidado do Estado e com o respeito às mulheres.

“É conscientizar a população, conscientizar as próprias mulheres para que elas possam ter o direito que é delas, que elas possam decidir o que elas querem, o que elas precisam. Nós não podemos compactuar com o cenário de violência. Tenho abraçado a essa causa, nós vamos, cada vez mais, cumprir o nosso papel daquilo que cabe a gente. Mas, preciso do apoio da população porque sozinho não fazemos nada”, falou.

Ao fim da assinatura, cada pasta envolvida deve apresentar ações que vão compor o Plano Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio. A secretária Márdhia relembrou que este é um marco na história das políticas públicas voltadas às mulheres.

“Hoje a gente pode dizer que é um dia ímpar aqui para o nosso estado, onde com certeza no futuro nossos jovens, nossas crianças vão ver que o Acre está mais seguro para as mulheres viverem em virtude do que vai acontecer hoje aqui. Essa ferramenta a partir de hoje passa a ser a principal do nosso estado e só vai somar todas as ações que a gente está desenvolvendo”, reforçou.

A união de todas as secretarias, segundo a secretária, impulsiona para que as ações cheguem ao maior número de pessoas.

“Após a criação da Secretaria da Mulher, pelo nosso governador Gladson Cameli, esse é o passo mais importante que o Executivo está dando, porque, como o nosso governador gosta de falar: sozinho a gente não consegue alcançar os nossos objetivos. Esse pacto é para trazer o Ministério Público, sociedade, Poder Judiciário para que juntos a gente elenque ações que cada um vai fazer para conseguir reduzir a violência contra a mulher no nosso estado. Com certeza, o Acre saiu na frente”, destacou.

Órgãos públicos assinam pacto para combater violência contra a mulher e chegar ao feminicídio zero
Pacto firmado é um marco nas políticas pública voltadas para as mulheres. Foto: Neto Lucena/Secom

Na solenidade foram assinados ainda termos de fomento com as Organizações da Sociedade Civil (OSC), como Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do município de Manoel Urbano; Associação Feminina Força da Mulher Rural do município de Manoel Urbano; Associação das Mulheres Negras do Acre e seus apoiadores; e Instituto Bem Estar.

O governador aproveitou a ocasião também para entregar o veículo proveniente de convênio firmado com o Ministério das Mulheres. O pacto será um instrumento de articulação, organização, dispondo das diretrizes das políticas que serão aplicadas.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Nos últimos anos, o governo do Acre tem concentrado ações e medidas para reduzir os casos de violência contra a mulher em todo o estado. Algumas foram a criação da Secretaria da Mulher (Semulher), o fortalecimento das delegacias especializadas nas duas regionais, Cruzeiro do Sul e Rio Branco, incentivo à rede de apoio às mulheres vítimas e a expansão da Patrulha Maria da Penha. O contexto da violência contra a mulher também é debatido, no intuito de elaborar políticas públicas de prevenção e suporte.

Órgãos públicos assinam pacto para combater violência contra a mulher e chegar ao feminicídio zero
Pacto envolve diversos órgãos públicos. Foto: Neto Lucena/Secom

Ampliar o alcance das informações também é uma meta. Para isso, a Semulher anunciou que vai produzir uma cartilha sobre violência contra mulher na língua indígena para que as aldeadas tenham acesso às informações.

A vice-governadora e secretária de Assistência Social, Mailza Assis, também reforçou a importância do debate e ações integradas.

“O índice que nós buscamos, que é necessário, é o índice de feminicídio zero. Porque é a valorização da vida, não queremos que nenhuma mulher seja vítima de feminicídio. Diversas ações aconteceram e estão acontecendo, desde a criação da Secretaria da Mulher; a delegacia da mulher que foi reformada, que está lá prestando serviço de excelência. Diversos fomentos que envolvem todos nós. Grande feito, o Brasil todo está nessa campanha, assinando esse pacto para que a gente consiga vencer essa dor que é anunciar a morte de uma mulher em nosso estado”, disse.

Órgãos públicos assinam pacto para combater violência contra a mulher e chegar ao feminicídio zero
Vice-governadora Mailza Assis destacou a importância do debate para que as ações cheguem ao maior número de pessoas. Foto: Neto Lucena/Secom

Estrutura do pacto

O Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios será implementado em articulação com os seguintes órgãos, entidades e poderes, entre outros:

-Conselho Estadual dos Direitos da Mulher;

-Tribunal de Justiça do Estado;

-Ministério Público Estadual;

-Defensoria Pública do Estado;

-Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre;

-Assembleia Legislativa do Estado;

-Secretarias ou organismos responsáveis pelas políticas para mulheres dos municípios que aderirem ao Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios;

-Colegiados de secretarias municipais de segurança pública, de saúde, de assistência social, de educação e congêneres;

-Organismos internacionais;

-Organizações da sociedade civil.

A gestão será presidida pela Semulher, órgão colegiado de caráter deliberativo, que tem por objetivo articular, formular, implementar, monitorar e avaliar as ações governamentais que integram o Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios.

O Comitê Gestor também será composto por representantes da Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi) e Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Justiça Federal condena União a pagar R$ 1 milhão por demora de mais de 20 anos na demarcação de terra indígena no Acre

Próxima Notícia

Com aumento de quase 200% nos incêndios, governo declara situação de emergência em todo o Acre

Mais Notícias

Governo do Acre e Prefeitura de Rio Branco reforçam parceria para orientar população durante emergência em Saúde
Destaques Cotidiano

Governo do Acre e Prefeitura de Rio Branco reforçam parceria para orientar população durante emergência em Saúde

31/05/2025
No Acre, mais de dois mil contribuintes terão direito ao quinto lote de restituição do IRPF 2023
5º destaque

Mais de 110 mil acreanos entregaram o IRPF 2025 no prazo, mas 6% ainda podem ser multados

31/05/2025
Criminosos arrombam mercado e furtam objetos
3º destaque

Criminosos arrombam mercado e furtam objetos

31/05/2025
Marido da cantora Nayara Vilela é indiciado por feminicídio e pode ir a júri popular
6º destaque

Caso Nayara Vilela: MPAC vai recorrer de decisão que rejeitou levar marido da vítima a júri popular

31/05/2025
Dia da Amazônia e Independência do Brasil; governo decreta feriado prolongado na próxima semana
4º destaque

Rio Branco está entre as capitais com pior desempenho social do país, aponta relatório

31/05/2025
Prefeitura de Rio Branco prestigia posse da nova diretoria da Associação dos Delegados e Policiais Civis do Acre
Destaques Cotidiano

Prefeitura de Rio Branco prestigia posse da nova diretoria da Associação dos Delegados e Policiais Civis do Acre

31/05/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Segurança Pública amplia número de bombeiros para atuar no combate às queimadas

Com aumento de quase 200% nos incêndios, governo declara situação de emergência em todo o Acre

Os alertas mais importantes da Astrologia para o 2º semestre de 2024

Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (20/08) para seu signo

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre