Uma das primeiras bailarinas negras de Goiás, Luciana Caetano, será a estrela do espetáculo de dança contemporânea Adobe, que entra em cartaz no Teatro de Arena do Sesc neste sábado, 17, e domingo, 18 de agosto, às 19h. A apresentação faz parte do circuito nacional Palco Giratório Sesc, que percorre diversas cidades brasileiras. A classificação é livre e a entrada é franca.
Em Adobe, Luciana coloca a mulher negra no centro da cena. O solo é resultado de pesquisas sobre as matrizes históricas da cultura afro-brasileira e, por meio do movimento, explora questões que permeiam vivências coletivas e individuais.
A artista chega a Rio Branco trazendo para o palco temáticas poéticas, como a terra e suas possibilidades de sustento, a força purificadora das águas, a capacidade de cura e beleza das plantas, além de refletir sobre seu próprio trabalho, que sustenta sua família e lhe traz um profundo senso de pertencimento.
Além das apresentações, no dia 19 de agosto, às 19h, também no Teatro de Arena, haverá o evento Pensamento Giratório, direcionado a artistas locais, para discutir as temáticas abordadas no espetáculo.