O projeto Cinema em Movimento – Circuito Universitário promove a sua primeira sessão com cine debate na Universidade Federal do Acre (Ufac), na próxima sexta-feira, 9, no auditório da Associação dos Docentes da Ufac (ADUFAC). Na ocasião, será transmitido o filme ““Rio, Negro” com participação da debatedora convidada, a professora Jeissy Furtado.
“Rio, Negro” é um documentário que apresenta um olhar possível para a história do Rio de Janeiro, assentado na presença e contribuição da população negra de origem africana na formação da cidade.
A mostra é gratuita e busca transformar universidades em cine-debates, proporcionando uma valiosa troca de saberes. A realização é feita pela produtora Mpc Filmes com o patrocínio do Ministério da Cultura e Petrobrás.
Além da discussão, a atividade terá certificação de horas para os estudantes da graduação.
Projeto Cinema em Movimento – Circuito Universitário
Criado em 2000 pela MPC Filmes o Cinema em Movimento – Circuito Universitário, tem como objetivo principal fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas. Mais do que uma simples exibição de filmes, a Mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens. O projeto acredita no poder de informação do cinema e, por isso, pretende levar 5 filmes com temáticas diversas para universidades e instituições de ensino nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal.
Para a produção da Mostra, a MPC Filmes conta com 27 universitário, um de cada capital do país, que serão responsáveis por articular as exibições nas instituições de ensino, divulgar o evento, convidar debatedores para compor as mesas de debates, além de relatar cada sessão. Durante todo o tempo os alunos receberão orientações e estarão sob a nossa supervisão.