Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Redação do CNU para ensino médio foi sobre educação e redução das desigualdades

Reprodução: boaprova.com

O tema da redação do “Enem dos concursos”, cobrada somente para candidatos a vagas que exigem ensino médio, foi: “Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?”.

Quem concorre a cargos de ensino superior não fez redação, mas respondeu a uma questão dissertativa. Os temas variaram conforme o bloco temático escolhido pelo candidato, entre os 8 que existem no concurso.

A proposta de redação do ensino médio contava com alguns textos motivadores, incluindo trechos de leis e um artigo do Ipea que destacava, entre outras questões, o movimento antivacina e a desconfiança sobre a fatalidade do aquecimento global.

Ao g1, o professor Marquinhos Fonseca, do Gran Concursos, destacou três aspectos sobre os quais o candidato poderia discorrer ao longo do texto:

– a expansão do acesso à educação de qualidade a todas as camadas da população;

– investimento em pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;

– integração de tecnologias avançadas no sistema educacional para transformação do processo de aprendizagem.

O Concurso Nacional Unificado (CNU), que está sendo realizado neste domingo (18), é o maior processo seletivo para servidores públicos da história do país, com mais de 2 milhões de inscritos. Pela primeira vez, um exame reúne mais de 6 mil vagas em 21 órgãos federais.

Como são as provas

As provas foram divididas em oito blocos temáticos e apenas os candidatos do bloco 8, que concorrem a cargos de nível médio, tiveram que fazer a redação. Essa é a área com o maior número de inscritos do concurso: 694.551.

Pela manhã, os participantes desse bloco também responderam a 15 questões de múltipla escolha de língua portuguesa. A prova da tarde é composta por 45 questões objetivas de matemática, noções de direito e realidade brasileira.

Já o exame para os que concorrem nos blocos 1 a 7, que são de vagas que exigem ensino superior, contam com 20 questões objetivas (múltipla escolha) de conhecimentos gerais na parte da manhã e outras 50 sobre conhecimentos específicos do bloco temático à tarde.

Quais são os próximos passos?

– Divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h): 18/08

– Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20/08

– Disponibilização da imagem do cartão-resposta: 10/09

– Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 08/10

– Envio dos títulos: 9 e 10 de outubro

– Previsão de divulgação dos resultados finais: 21/11

– Início da convocação para posse e cursos de formação: janeiro/2025

Fonte: G1

Sair da versão mobile