A tradicional Cavalgada, uma das atrações mais aguardadas da Expoacre, acontece neste sábado, 31, em Rio Branco, e promete movimentar as principais vias do Segundo Distrito. Com o evento tomando as ruas, o trânsito da cidade passa por diversas mudanças, incluindo interdições e bloqueios, para garantir a segurança dos participantes e a fluidez do tráfego.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com o Batalhão de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar (PMAC), trabalha de forma coordenada com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) para gerenciar o fluxo de veículos durante o evento.
Pontos de concentração e percursos
Os cavaleiros que participarão da Cavalgada partirão da Rodovia AC-40 com destino ao Parque de Exposições Wildy Viana. Os quadriciclos iniciarão o trajeto na Rua 24 de Janeiro, próximo à Escola Maria Angélica, enquanto os motoristas de jipes sairão da Gameleira, em frente à Tentamen.
Interdições e bloqueios na concentração
O trânsito nas proximidades dos pontos de concentração será impactado. As Ruas 24 de Janeiro e Senador Eduardo Asmar estão completamente interditadas, pois servirão como áreas de concentração para os participantes.
Motoristas que saírem da Ponte Juscelino Kubitschek (Metálica) deverão obrigatoriamente virar à esquerda e seguir pela Rua Seis de Agosto. Aqueles que estiverem na AC-40, sentido Centro, serão direcionados para a Ponte Coronel Sebastião Dantas.
Interdições e bloqueios durante a Cavalgada
Com o início da Cavalgada, a Avenida Doutor Pereira Passos foi interditada, e os veículos que precisarem seguir para Senador Guiomard pela AC-40 deverão usar a Rua Seis de Agosto para acessar a Avenida Amadeo Barbosa. Diversas vias nos bairros Quinze, Triângulo Novo, Triângulo Velho e Taquari serão parcialmente interditadas durante o trajeto e liberadas gradualmente após a passagem dos participantes.
Na região do Posto Trimania, veículos que saem do Bairro Triângulo poderão cruzar a pista de maneira controlada, conforme a orientação dos agentes de trânsito. No entanto, todas as rotatórias ao longo do percurso estarão totalmente bloqueadas.
Moradores do bairro Taquari que precisarem se deslocar até o Centro devem seguir pela Rua Baguari, passar pelo Bairro Quinze e cruzar a Via Chico Mendes, no Triângulo, para acessar a Avenida Amadeo Barbosa.
Divisão de pista na Via Chico Mendes e AC-40
A Via Chico Mendes, entre o Posto Amapá e o Posto de Fiscalização da Corrente, terá circulação em duplo sentido na pista da esquerda, contrária ao percurso da Cavalgada. Veículos que seguem para o Centro usarão a Amadeo Barbosa, enquanto aqueles com destino a Senador Guiomard acessarão a AC-40 normalmente.
Na AC-40, a partir da Paranorte, os motoristas poderão seguir pela pista da esquerda, que terá seu sentido alterado. Aqueles que se deslocarem em direção ao Centro deverão usar o recuo em frente ao Parque de Exposições e virar à direita na Rua Francisco Correia, acessando a BR-364 para retornar à Via Chico Mendes.