O currículo escolar da rede pública estadual do Acre ganhou uma nova atividade. Agora, o xadrez vai fazer parte das aulas de ensino fundamental e médio, conforme estabelece a Lei nº 4.391, sancionada pelo governador Gladson Cameli e publicada na edição desta sexta-feira, 16, do Diário Oficial do Estado.
Com a nova legislação, de autoria do deputado Adailton Cruz, todas as escolas estaduais do Acre devem incluir o xadrez como uma atividade complementar.
O objetivo, segundo a publicação, é estimular o desenvolvimento intelectual dos alunos por meio de aulas teóricas e práticas que respeitem a carga horária das disciplinas já existentes.
A implementação do programa será feita em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e a Federação Acreana de Xadrez (FXA). A SEE ficará responsável pela capacitação dos educadores para ministrar as aulas de xadrez. Caso não haja educadores habilitados disponíveis, a FXA fornecerá profissionais capacitados para a tarefa.
Além disso, a FXA e suas entidades filiadas terão a responsabilidade de estabelecer calendários para campeonatos estudantis estaduais, que ocorrerão semestralmente, anualmente e bienalmente.
A regulamentação específica sobre a complementação pedagógica necessária para a homologação das licenças dos educadores deverá ser definida pela SEE dentro de 120 dias após a publicação da lei.