No Acre, duas histórias de empreendedorismo e protagonismo feminino inspiram negócios com liderança feminina
As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) encerram neste sábado (31). Idealizada pelo Sebrae, a iniciativa reconhece e valoriza o trabalho de mulheres empreendedoras com capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial que, com seus negócios, geram impacto social e econômico em suas respectivas regionais.
Os negócios inscritos devem se enquadrar em uma das quatro categorias: “Pequeno Negócio”, “Microempreendedora Individual (MEI)”, “Produtora Rural”, “Ciência e Tecnologia (proprietárias de empresas de base tecnológica)” e “Negócios Internacionais (proprietárias de empresas que já exportam)”.
O prêmio é composto por etapas estaduais, regionais e nacional. Na primeira fase, serão selecionadas até três vencedoras de cada categoria, sendo os 1º lugares de cada categoria (até cinco candidatas por estado e no Distrito Federal. As vencedoras seguem para a fase regional, de caráter eliminatório, quando as mais bem avaliadas serão escolhidas por região (Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste).
Cada região terá apenas uma candidatura por categoria indicada para disputar a fase nacional, totalizando até 25 candidaturas para a grande final.
Em 2024, o PSMN completa 20 anos de história e de contribuição para o trabalho de mulheres de todo o país. No Acre, duas histórias de empreendedorismo e protagonismo feminino que participam da premiação, inspiram outros negócios com liderança feminina a buscar por reconhecimento.
Bogeaglam: empreendedorismo e representatividade
A empreendedora Vitória Bogea, de 22 anos, atua há mais de 8 anos na área da maquiagem e participa da edição 2024 do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Jovem, iniciou a carreira atendendo em domicílio, onde desenvolveu as habilidades técnicas de seu trabalho e o relacionamento com os clientes.
Sendo a primeira mulher trans a participar da premiação na etapa estadual, a maquiadora se sente honrada de ocupar esse espaço. “Para mim, é uma honra ter essa participação e é uma forma de mostrar que com determinação e paixão pelo que fazemos, podemos romper barreiras, alcançar nossos objetivos e inspirar outras pessoas da comunidade trans que desejam empreender”.
Em 2020, a oportunidade de trabalhar em parceria com um salão abriu novas oportunidades. “Foi nesse momento que descobri minha paixão pela área de beleza capilar. A partir disso, recebi treinamento e me tornei uma especialista em tratamento capilar, o que elevou meu conhecimento sobre cuidados e produtos de alta qualidade”, destaca a empreendedora.
Vitória Bogea diz que participar da premiação é uma oportunidade incrível e ressalta a importância do Sebrae. “Participar de premiações como essa é uma oportunidade incrível para mulheres empreendedoras, porque ele não só reconhece o esforço e dedicação de mulheres que lutam por seus sonhos, mas também dá visibilidade ao trabalho que elas realizam, além de oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento profissional que são essenciais para o desenvolvimento de qualquer negócio”.
L’atelier du Piano: empreendedorismo feminino através da música
Monelyze Andrade, empresária de 47 anos, fundou há 25 anos a primeira escola de piano do estado do Acre, a L’atelier du Piano. A pianista começou a dar aulas em casa em 1998, e em 1999 inaugurou a primeira escola.
De acordo com Monelyze Andrade, o empreendimento começou simples, com uma pequena recepção e dois pianos, mas que logo nos primeiros meses, viu a necessidade de aprimorar seu negócio. “Eu ministrava as aulas sozinhas, mas logo vi a necessidade de contratar mais uma professora para me ajudar. E foi assim que começou. Desde então eu vejo que nós passamos por muitas transformações, aprimoramento no nosso ensino, a criação de uma equipe de profissionais e hoje nós temos uma equipe grande, com 13 pessoas trabalhando e quase 150 alunos”.
A pianista e empreendedora destaca que o Sebrae foi fundamental para o desenvolvimento do seu negócio, por meio das capacitações e meios de ensino, e ressalta a importância de premiações que exaltem o empreendedorismo feminino.
“Eu vejo a diferença que essa premiação faz, porque ela reconhece a força que uma empresa gerenciada por uma mulher tem. Com a L’atelier, eu formei as minhas 3 filhas e consigo empregar outras mulheres,” afirma.
Sobre as inscrições no PSMN
As inscrições irão até o dia 31 de agosto. No site oficial do prêmio, as empreendedoras devem preencher o formulário de inscrição e encaminhar um vídeo curto de apresentação. Para mais informações e acesso ao tutorial com dicas de produzir o vídeo, acesse https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/premiomulherdenegocios