O primeiro candidato a prefeito de Rio Branco a registrar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o seu plano de governo, Emerson Jarude (NOVO) traz em suas propostas soluções para áreas da segurança pública, infraestrutura, causa animal, saúde pública e outras.
“Nos primeiros anos de gestão, daremos prioridade na pavimentação de ruas, abastecimento de água e esgoto. Seguidos de um transporte público eficiente e com qualidade e a implementação da Guarda Municipal”, diz trecho de apresentação.
Entre as propostas estão a criação da Guarda Municipal, o primeiro hospital veterinário público municipal, pavimentação de ruas utilizando cimento com base de cal e ferro, a implementação de quatro Estações de Tratamento de Água (ETAs), dividindo a cidade em quatro grandes regionais.
Jarude destaca que o Plano Rio Branco foi construído de forma participativa com link aberto para que os cidadãos pudessem enviar suas sugestões de propostas; além disso, Emerson Jarude visitou pessoalmente entidades privadas e públicas, além de promover reuniões semanais em todas as regionais para coletar demandas e priorizar as mais urgentes.
Na questão do transporte público, Jarude garante que, além de abrir licitação para que haja ampla concorrência entre empresas, vai fiscalizar e cobrar um serviço eficiente. Entre as propostas nesta área estão: no contrato de concessão de transporte público, exigir ônibus novos e criar novas linhas para atender à demanda do crescimento populacional da cidade; Buscar a regularização de novas formas de transporte, como lotações em táxis e motoristas de aplicativo, com pontos de referência para espera.; Trabalhar com a engenharia de trânsito para otimizar o fluxo, utilizando vias arteriais e coletoras para desafogar as de maior tráfego.
Com déficit habitacional de 11 mil moradias em Rio Branco, Jarude propõe soluções como catalogar os prédios e imóveis na parte central de Rio Branco que estão desocupados e sem função social e torna-los úteis, transformando-os em moradias.
Na área educacional, além de introduzir a robótica nas escolas municipais, em parceria com universidades e institutos federais, estimulando o interesse dos alunos pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática, Jarude quer implementar um sistema de avaliação anual dos alunos da rede municipal, oferecendo incentivos financeiros aos professores que obtiverem notas mínimas em suas disciplinas, estimulando a melhoria contínua da qualidade do ensino.
Na saúde, Jarude quer implementar farmácias 24 horas dentro das unidades, facilitando a dispensação de medicamentos aos pacientes e criar uma no centro da cidade, próximo ao Terminal Urbano, que também funcione 24 horas por dia, todos os dias da semana, e ainda aprimorar a gestão dos atendimentos nas unidades de saúde, viabilizando o agendamento de consultas por meio de aplicativos, eliminando a necessidade de enfrentar filas e sem limitar o número de vagas de atendimento diário. Ampliar os horários de atendimento e manter unidade de saúde funcionando aos fins de semana também faz parte do plano de governo.
Confira o plano de governo de Jarude na íntegra: