O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) em pronunciamento na Câmara dos Deputados expressou nesta terça-feira (13) sua indignação em relação aos recentes cortes anunciados pelo governo federal no orçamento da União, particularmente no que se refere ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Duarte criticou duramente a decisão do governo Lula, que prevê o cancelamento de aproximadamente 670 mil beneficiários do BPC. Segundo o deputado, a medida resultará em uma contração de R$ 6,6 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) em 2025, afetando diretamente idosos e pessoas com deficiência que vivem em extrema pobreza.
“O Benefício de Prestação Continuada é um auxílio crucial para a sobrevivência de pessoas com deficiência e idosos em situação de extrema pobreza”, afirmou Duarte.
O deputado afirmou que a medida do governo representa um “estelionato eleitoral”, alegando que durante a campanha, Lula prometeu a ampliação do benefício e valorização dos salários, enquanto agora promove cortes que podem deixar 11 em cada 100 beneficiários sem qualquer renda.
“É mentira, absolutamente mentira, o argumento de que o pente-fino é para combater fraudes. Se o governo quisesse apenas coibir fraudes, estaria estudando a ampliação dos critérios para a entrada de novos beneficiários, já que, supostamente, haveria gente saindo e espaço fiscal sendo aberto “, declarou Duarte.