Recorrer a procedimentos estéticos, aplicar diariamente o protetor solar, tomar bastante água e manter uma alimentação saudável são medidas que podem funcionar quase como uma “fonte da juventude”. Eis mais uma ajudinha a quem está nessa missão: segundo cientistas da Universidade de Sichuan, na China, o chá demonstrou resultados bastante promissores quanto a retardar o processo de envelhecimento.
Publicado pelo periódico The Lancet Regional Health — Western Pacific, o estudo da universidade chinesa trouxe que beber chá tende a ajudar o corpo a envelhecer mais devagar.
A pesquisa investigou o papel do consumo da bebida na longevidade, com base em dados de aproximadamente 14 mil participantes, com idade entre 30 e 79 anos.
Os inscritos responderam sobre o número de xícaras de chá que bebiam diariamente e os cientistas avaliaram quanto aos biomarcadores indicativos de envelhecimento, conforme a revista norte-americana Newsweek. Os pesquisadores analisaram os participantes em um estudo de acompanhamento com duração de dois a quatro anos.
Ao examinarem os dados, os estudiosos notaram o padrão da ingestão diária de chá e associaram a um envelhecimento biológico mais lento. “A relação sugeriu que consumir cerca de três xícaras de chá, ou 6 a 8 gramas de folhas de chá por dia, pode oferecer os benefícios antienvelhecimento mais evidentes”, salientaram os autores da pesquisa.
Embora os cientistas tenham frisado que são necessárias mais pesquisas para confirmar quais moléculas do chá tendem a tornar o envelhecimento mais devagar, a coluna Claudia Meireles conversou com a nutricionista Ingrid Albuquerque, de Brasília. A especialista detalha a respeito da bebida ser rica em “nutrientes anti-inflamatórios e antioxidantes“.
“Cada planta terá um perfil nutricional e pelo menos uma propriedade capaz de ajudar na prevenção e/ou tratamento de doenças”, destaca Ingrid. Em relação ao envelhecimento, a nutricionista explica a respeito dos compostos fenólicos contidos nos chás “serem substâncias que atuam de forma benéfica e funcional no organismo”.
“Os compostos fenólicos podem ajudar a reduzir a inflamação, neutralizar radicais livres (que são as moléculas responsáveis por danificar as células e contribuir para o envelhecimento), atuam na regeneração celular e melhoram a circulação sanguínea fazendo com que chegue mais nutrientes para todas as células”, elucida a nutricionista.
Outra vantagem evidenciada pela especialista em nutrição quanto ao consumo diário de chá envolve o potencial de hidratação. “Por ser uma bebida em que a água é utilizada em sua preparação, também ajuda a hidratar todas as células do corpo, melhorando o aspecto da pele e otimizando o metabolismo”, conclui Ingrid.