O candidato a prefeito de Rio Branco pelo Novo, Emerson Jarude, não poderá participar do debate da TV Acre, marcado para esta quinta-feira, 3.
A emissora explicou que o motivo é que, segundo os critérios da legislação eleitoral, seguidos pela Rede Globo, candidatos de partidos que não tenham, pelo menos, cinco representantes no congresso Nacional não podem participar de debates na televisão.
Este será o primeiro confronto entre os pleiteantes a prefeito sem a participação de Jarude, que já esteve nos debates das afiliadas da Rede Record e SBT. O candidato protestou contra as regras, classificando-as como “antidemocráticas”.
“Infelizmente fui excluído de um debate que ocorre a dois dias da votação. Enquanto grandes partidos têm ampla visibilidade, legendas menores, como é o caso do Novo, enfrentam barreiras como essa decisão administrativa da TV, que tira dos eleitores a chance de conhecer todas as propostas”, disse.
O candidato também criticou o anúncio do debate, que fala da participação dos “principais candidatos”.
“A propaganda ainda diz os principais candidatos estarão debatendo. Os principais? São quatro candidaturas, apenas uma ficou de fora, e adivinhem qual foi? Eu lamento uma postura tão antidemocrática vindo de uma emissora tão grande quanto a Globo”.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram