No hemisfério sul, o inverno está quase no final, e dia 22 dá lugar à primavera. Antes de sair de cena, a estação mais fria ainda traz belos fenômenos celestes, com destaque para a oposição do planeta Saturno e o eclipse parcial da Lua. Aproveite as noites com temperaturas mais agradáveis para olhar para o céu!
08 – Hora de Saturno
O planeta Saturno atinge sua oposição, ocasião em que pode ser observado durante toda a noite. É a melhor época do ano para apontar o telescópio para o mais belo planeta do Sistema Solar (depois da Terra, é claro!). Olhe na direção da constelação de Aquário.
17 – Super Eclipse
Nessa noite temos o eclipse parcial lunar, quando a sombra da Terra encobre apenas uma parte da Lua. Desta vez, o fenômeno acontece a poucas horas da passagem da Lua pelo perigeu, portanto será uma “super-Lua” eclipsada. O eclipse poderá ser observado de todo o país a partir das 21h41, com máximo às 23h44.
20 – Netuno em Oposição
Descoberto em 1846, o oitavo planeta atinge sua oposição nessa noite. É a melhor época do ano para tentar observar esse mundo gelado e distante. É preciso um telescópio para encontrá-lo em meio às estrelas da constelação de Peixes.
22 – É primavera
Às 09:44 o Sol ingressa no hemisfério sul celeste. É o equinócio de setembro, que marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul. Até 21 de dezembro, os dias ficarão cada vez mais longos para os brasileiros.
Por: Revista Galileu