O estado do Acre segue em tendência de queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas últimas semanas. É o que aponta o Boletim InfoGripe divulgado nessa quinta-feira, 12, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com informações de casos atendidos entre 1 a 7 de setembro, referente à semana epidemiológica 36.
Segundo o estudo, se observa sinal de queda dos novos casos semanais de SRAG na tendência de longo prazo, ou seja, nas últimas seis semanas, e no curto prazo, nas últimas três semanas.
O estudo mostrou que os casos de SRAG por VSR e influenza A mantêm uma tendência de queda ou baixa na maior parte do território nacional. Entre crianças e adolescentes de 2 a 14 anos, há uma desaceleração no crescimento dos casos de SRAG.
Quanto às capitais, Rio Branco também apresenta sinal de queda nos registros das doenças respiratórias.
Dados nacionais
Ainda segundo a atualização, no agregado nacional, há indícios de aumento de SRAG na tendência de longo prazo e de curto prazo. Esse incremento deve-se ao crescimento das SRAG por rinovírus e Covid-19 em muitos estados do país.
Quinze unidades federativas têm sinais de aumento de SRAG na tendência de longo prazo: Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.