Alunos do Curso Técnico em Redes de Computadores do Senac Acre, ofertado a jovens do Novo Ensino Médio, participaram na quarta-feira, 25, de uma visita técnica ao Data Center da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia (SDTI), em Rio Branco. A atividade teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma visão prática sobre a rotina de processos e tecnologias aplicadas na gestão de infraestrutura de redes, complementando o aprendizado teórico adquirido em sala de aula.
Na oportunidade, os alunos puderam observar de perto uma infraestrutura de última geração, utilizada para garantir a comunicação e a segurança de dados da prefeitura. O contato direto com profissionais da área de cibersegurança e suporte de redes proporcionou uma experiência prática das demandas reais do mercado de trabalho.
O orientador educacional do Senac Acre, Wellington Barbosa, enfatizou que o intuito foi conciliar a teoria com a prática, expondo os alunos a equipamentos de alta performance, além de proporcionar uma visão prática dos problemas reais enfrentados no mercado, permitindo uma melhor assimilação dos conteúdos e das soluções vistas na teoria. “Quando eles (os alunos) encaram atividades como essas e têm contato com profissionais com muito tempo de mercado, conseguem conciliar os problemas reais com o que é aplicado em termos de conhecimento técnico dentro da sala de aula.”
O aluno Gustavo Felipe, um dos participantes da visita, ressaltou o impacto positivo da experiência adquirida. “Foi incrível ver na prática o que aprendemos em sala, como o cabeamento estruturado e o monitoramento de sistemas. Foi algo realmente significativo para o nosso aprendizado.” Já Emilly Laviny, também aluna do Técnico em Redes de Computadores, complementou que a visita ampliou sua visão sobre o curso e a profissão. “Ver de perto como funcionam os switches e os cabeamentos identificados nos ajudou a entender melhor o conteúdo aprendido”, reforçou.
Segundo o chefe do departamento de infraestrutura de redes da SDTI, Vitor Hugo Souza, visitas como essa são fundamentais para que os alunos entendam a diversidade de tecnologias disponíveis no setor de redes de computadores e saiam do curso técnico cientes das múltiplas possibilidades de atuação no mercado. “Aqui na prefeitura, trabalhamos com uma estrutura de alta disponibilidade, presente em poucos órgãos públicos do estado, e fazemos questão de mostrar como esse sistema sustenta a comunicação e a segurança dos dados”, destacou.