Pelo menos sete dos nove mananciais que compõem a Bacia do Rio Acre estão em cota de alerta máximo, segundo dados divulgados na manhã desta quinta-feira, 26, pelo Boletim da Seca, disponibilizado pelo governo do Estado.
Para o estudo, o governo utiliza o Gestor Plataforma de Coleta de Dados (PCD), a Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) e as Coordenadorias Municiais de Defesa Civil (Comdec).
De acordo com o boletim, apenas na Aldeia dos Patos e na Colônia Dolores, em Xapuri, não há a necessidade de atenção máxima.
Além disso, ainda segundo o informativo governamental, Porto Acre e Rio Branco tiveram, na manhã desta quinta-feira, 26, a maior concentração de material particulado (μg/m³)m com 104,17 μg/m³ e 91,97 μg/m³, no horário da medição.
Às 11h42, Rio Branco detinha, segundo a plataforma de monitoramento suíça IQAir, 82.5µg/m³, número ainda menor que o divulgado pelo Estado. A mudança nos resultados é considerada normal, tendo em vista os horários em que foram medidos.