Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Após chuva, poluição do ar atinge níveis 33 vezes acima do aceitável pela OMS em Rio Branco

Após chuva, poluição do ar atinge níveis 33 vezes acima do aceitável pela OMS em Rio Branco

Foto: Iryá Rodrigues

Após a chuva que caiu sobre Rio Branco na quinta-feira, 5, a capital acreana teve uma madrugada e início de manhã, nesta sexta-feira, 6, com índices alarmantes de poluição.

Segundo dados dos sensores que monitoram a qualidade do ar, por meio do sistema Purple Air, o nível de poluição do ar em Rio Branco chegou a 501 microgramas por metro cúbico (µg/m³) de material particulado às 2h desta sexta.

Esse nível de poluição é 33 vezes superior ao limite considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 15 µg/m³ para uma exposição de 24 horas. Porém, a partir de 12 µg/m³ já oferece risco em uma exposição prolongada.

Com o índice registrado nesta sexta, segundo a plataforma de monitoramento, o público em geral pode sofrer efeitos na saúde aos 24 horas de exposição.

“Aviso de saúde de condições de emergência: é mais provável que todos sejam afetados com 24 horas de exposição”, destaca o Purple Air.

Por volta das 8h desta sexta, o nível de poluição tinha baixado para 348 µg/m³, ou seja, 23 vezes acima do aceitável.

Chegada de onda polar e fumaça da Bolívia

O pesquisador meteorológico Davi Friale explicou que a chegada de uma fraca onda polar entre quinta e sexta-feira trouxe grande quantidade de fumaça de queimadas da Bolívia, piorando drasticamente a qualidade do ar em Rio Branco.

Ele também alerta que, com o nível de poluição registrado, a exposição prolongada pode causar sérios riscos à saúde da população.

Friale disse ainda que este feriadão será quente e com má qualidade do ar no Acre, principalmente, em Rio Branco e em todo o vale do rio Acre. Há ainda previsão de chuvas rápidas e pontuais em alguns municípios nesta sexta-feira, que deve ficar bastante ventilada. No Vale do Juruá pode chover forte, com temporais.

A fumaça deverá persistir até o domingo, 8, quando os ventos começarão a mudar de direção, ajudando a dispersar o material particulado. As temperaturas máximas no estado durante esse período devem oscilar entre 35ºC e 38ºC e as mínimas, entre 18 e 21ºC, no leste e no sul do Acre, e entre 21 e 24ºC, no centro e no oeste do estado.

Sair da versão mobile