Nesta segunda-feira, 17 de setembro, Flávio de Araújo Vieira Silva, de 31 anos, foi gravemente ferido enquanto trabalhava em uma área rural nas proximidades do km 100 da Transacreana, próximo a Sena Madureira. Flávio foi atingido por uma árvore durante uma derrubada, realizada em conjunto com outro trabalhador, que teria cortado a árvore que acabou caindo sobre ele.
O resgate de Flávio enfrentou dificuldades devido à distância e à densa fumaça que cobria a região, o que impossibilitou o uso de um helicóptero para agilizar o socorro. A equipe de suporte básico do Samu foi a primeira a chegar ao local, mas, devido à gravidade das lesões, foi solicitado apoio da unidade de suporte avançado.
Segundo o médico Jonathan Santiago, que participou da operação, Flávio apresentava um grave trauma craniano, lesões no tórax e uma fratura exposta na perna direita. Para estabilizá-lo, foi necessário realizar um procedimento de drenagem torácica ainda no local, garantindo sua segurança até a chegada ao Pronto Socorro de Rio Branco.
A vítima foi transportada inicialmente em uma caminhonete Amarok prata, conduzida por colegas de trabalho que tentavam socorrê-lo. A ambulância avançada interceptou o veículo no km 60, onde o procedimento médico foi realizado para estabilizar Flávio.
Apesar das adversidades, incluindo a fumaça densa que dificultava a visibilidade nas estradas, a operação foi bem-sucedida e Flávio segue recebendo cuidados intensivos no hospital. O estado de saúde do paciente é considerado grave, e ele continua sob observação. A fumaça, resultado de queimadas na região, segue como um dos principais obstáculos para operações de resgate em áreas remotas do Acre.