As aulas na rede pública municipal de Rio Branco continuam suspensas nesta sexta-feira, 13, em decorrência dos altos níveis de poluição que persistem na capital acreana. A Secretaria Municipal de Educação informou que a previsão é que as atividades sejam retomadas na próxima segunda-feira, 16.
Já são 10 dias sem aulas para cerca de 22 mil alunos das 91 unidades de ensino, incluindo escolas de educação infantil, fundamental e creches.
As atividades foram interrompidas na terça-feira, 3, como uma ação emergencial devido à qualidade do ar, que representa um risco à saúde, especialmente para o público mais vulnerável, como as crianças.
Mesmo com uma leve melhora nas condições do ar nesta sexta-feira, 13, o índice registrado ainda é preocupante. Por volta das 9h30, a plataforma suíça IQAir, que monitora a qualidade do ar, apontou que Rio Branco estava com 56,9 µg/m³ de material particulado, número quase quatro vezes maior que o limite considerado seguro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 15 µg/m³.
A situação chegou a ser ainda mais crítica nos dias anteriores, quando a poluição na capital foi reportada em níveis 30 vezes superiores ao aceitável, colocando a cidade entre as mais poluídas do país no período.
Embora as condições tenham mostrado sinais de melhora, a classificação ainda permanece como “insalubre”, representando riscos à saúde, principalmente para grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos.