A seca extrema também atinge o interior do Acre. O Rio Iaco, em Sena Madureira, baixou mais um centímetro nas últimas 24 horas e alcançou a marca de 31 cm nesta segunda-feira, 23. Essa é a menor cota histórica já registrada na cidade do interior do Acre, superando a marca alcançada nesse domingo, 22, de 32 cm.
Os dados são do boletim da seca divulgado diariamente pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com informações do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma).
A escassez de chuvas tem gravado a crise hídrica no estado com o prolongamento do período de estiagem.
“O cenário em Sena Madureira não é diferente do que estamos presenciando nos demais municípios acreanos. Temos registrado níveis históricos de seca em vários rios do Acre. Estamos atuando de forma integrada para minimizar os efeitos à população e ao meio ambiente, trabalhando com todos os entes do estado para enfrentar a seca extrema”, afirmou Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil.
Conforme o boletim, a Bacia do Rio Purus está em cota de “alerta” em Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus e em Sena Madureira a cota é considerada de “alerta máximo”.