Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com realidade virtual, robótica e impressão 3D, Ifac realiza exposição em Expoacre

Bolsistas do LaboratórioIF Maker. Foto: Wellington Vidal

Apresentando educação, inovação e tecnologia, o estande do Instituto Federal do Acre, trouxe um pouco das atividades desenvolvidas por alunos e pesquisadores do Laboratório If maker, no campus Rio Branco. Nesta terça-feira, 3, a equipe do site A Gazeta do Acre, buscou saber um pouco mais das inovações tecnológicas desenvolvidas pelo instituto.

No estande, uma das grandes inovações deste ano, foi a realidade virtual, a proposta é mostrar a população através de simulações virtuais, como funciona essa imersão, proporcionando uma experiência nova nesse universo tecnológico, por meio do óculos de realidade virtual. Na ocasião, os alunos levaram uma simulação de altura como mostra ao público, com o intuito de fazer as pessoas perderem o medo de altura. 

Bolsista na simulação de realidade virtual. Foto: Wellington Vidal

O estudante de Administração no Ifac,  Anthony Gabriel, é bolsista voluntário do laboratório IF maker há 2 anos e fala sobre o investimento que é feito todo ano, em busca de desenvolver novas competências para os alunos e para comunidade externa. 

Segundo ele, um dos projetos que chama bastante atenção das pessoas, é o projeto “Eu programo robôs” que atua tanto com a comunidade interna de estudantes quanto a externa ao campus, existem bolsas de ajuda de custo para os alunos que participam do projeto. Anthony enfatiza que uma parte importante que o ifac tenta levar para eventos como a Expoacre, é o poder de criatividade que pode ser feito com a tecnologia. “Uma coisa que a gente sempre traz é a impressora 3D, que possibilita que você transforme ideias em coisas físicas, por exemplo um suporte para celular ou uma peça artística”

Alunos com robôs e impressora 3D. Foto: Wellington Vidal

Outra inovação tecnológica que faz sucesso entre as pessoas é a robótica por arduino, Gabriel explica que as pessoas criam ideias inovadoras por meio do arduíno, é uma prática que pode ser trabalhada com alunos desde o ensino fundamental até o ensino superior. 

Anthony destaca que por meio da extensão é possível mostrar as atividades desenvolvidas no laboratório IF maker a toda comunidade, apresentando um pouco do conhecido produzido no próprio Ifac, que é fonte de educação, ciência e tecnologia.

 

Sair da versão mobile