Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, foi escolhida pelo governo federal como um dos 26 municípios brasileiros que farão parte do novo programa Cidades Intermediadoras para o Desenvolvimento Regional.
Nesses locais, o governo vai agir diretamente sobre os fatores que estão associados às desigualdades entre municípios de uma mesma região, impactando positivamente em cidades do entorno, como Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves.
A ideia é conectar esses municípios por meio de uma rede intermediadora de bens e serviços públicos, reduzindo a pressão sobre a capital Rio Branco, que concentra quase metade da população do estado.
“O programa irá estabelecer vetores de desenvolvimento em nível sub-regional. Com isso, ampliará o acesso a oportunidades de trabalho e renda, irá difundir bens e serviços públicos e aprimorar infraestruturas econômicas e urbanas, por meio da articulação de políticas setoriais federais, que serão coordenadas pela União e demais entes federativos”, informou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).