Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deserto na Amazônia: Rio Branco registra menor percentual de umidade relativa do ar em agosto

Foto: Iryá Rodrigues

Rio Branco teve a menor umidade relativa do ar já registrada, segundo informações divulgadas pelo pesquisador climático Davi Friale, nesta segunda-feira, 2, no portal de notícias O Tempo Aqui.

O percentual de umidade, ainda de acordo com Friale, chegou à marca de 20% no último dia 13 de agosto. Apenas para dados de comparação, no deserto do Saara, a umidade costuma variar entre 14% e 20%.

Além disso, o pesquisador fala que as temperaturas ficaram abaixo da média na capital acreana. “E na maior parte do Acre. A menor temperatura registrada em Rio Branco, neste mês, foi 14,5ºC, nos dias 11 e 14. No interior do estado, a mínima ocorreu em Epitaciolândia, no dia 28, com 12,6ºC”, explica.

O pesquisador também avalia as maiores temperaturas: em Rio Branco, foi de 38,6ºC, no dia 23. “Enquanto no Acre, foi de 39,3ºC, registrada em Tarauacá, também no dia 23”.

Chuvas

Em agosto, a chuva mais forte foi de 11,0 mm, segundo registro da Agência Nacional das Águas, no dia 7. “No interior do estado, choveu muito forte, com acumulado de 61,2mm, no dia 5, em Xapuri”, finalizou

Sair da versão mobile